Largo do Cardal, 3100-440 Pombal | Telf: 236210500 | geral@cm-pombal.pt
“Parar a perda de biodiversidade é uma absoluta prioridade para a UE e um objectivo essencial para a Humanidade”.
Stavros Dimas, Comissário Europeu do Ambiente.
Biodiversidade pode ser definida como a “variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas”.
(Decreto nº 21/93 de 21 de Junho, que ratifica a Convenção da Biodiversidade).
A biodiversidade deve ser protegida devido:
Para as taxas alarmantes de degradação de habitats e de extinção de espécies, identificam-se as seguintes ameaças à biodiversidade:
Um estudo publicado em 2004, na Nature, sobre os possíveis impactes de um cenário de alterações climáticas moderadas em 1.103 espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, borboletas e outros invertebrados, em 6 zonas ricas em termos de biodiversidade, mostrou que 15 a 37% das espécies poderão extinguir-se até 2050. Segundo um dos co-autores (Lee Hannah), o “estudo mostra que as alterações climáticas são a maior ameaça à biodiversidade”.
Em 2007, as comemorações internacionais do Dia Mundial da Biodiversidade tiveram por tema “A biodiversidade e as alterações climáticas” e em 2010 comemorou-se o Ano Internacional da Biodiversidade.