Acesso Rápido
 

Resíduos

Resíduos

Resíduos Urbanos
De acordo com o Decreto-Lei n.º 73/2011, 17 de junho, os resíduos urbanos são os resíduos provenientes de habitações bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, sejam semelhantes aos resíduos provenientes de habitações. No Concelho de Pombal, em média, cada munícipe produz, aproximadamente, 900 gr de resíduos por dia, o que corresponde a uma produção anual cerca de 18.000 toneladas.

Resíduos Indiferenciados

Resíduos Urbanos – Resíduos Indiferenciados

 

O Município de Pombal está integrado no Sistema Multimunicipal da Alta Estremadura (SMAE) desde Agosto de 1996. Este sistema, denominado de Valorlis, é constituído pela Empresa Geral de Fomento, S.A. e pelos Municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Em Agosto de 1998, após a adesão ao SMAE, a Lixeira Municipal de Pombal foi selada. Os resíduos produzidos no Concelho passaram a ser tratados no Aterro Sanitário de Leiria (resíduos não recicláveis) ou encaminhados para a reciclagem (resíduos recicláveis).

O serviço de recolha, transporte e destino final dos resíduos produzidos no Concelho de Pombal é da competência e responsabilidade do Município de Pombal.

Os resíduos indiferenciados (resíduos não recicláveis) são depositados pelos munícipes nos contentores para o efeito, que estão distribuídos nos aglomerados populacionais e noutros locais onde se considere necessária a sua colocação. Estes resíduos são recolhidos pelo Município de Pombal, através de camiões, e entregues na Estação de Transferência de Pombal.

A recolha destes resíduos é efetuada por funcionários camarários, em circuitos estabelecidos de acordo com as necessidades. Atualmente, existem 7 zonas distintas, sendo cada zona atribuída a um determinado motorista. Cada motorista possui vários percursos diferentes consoante o dia da semana, de modo a fazer face às necessidades da sua zona.

De modo a melhorar o serviço de recolha, durante a época de maior produção de resíduos (verão, épocas festivas e feriados), implementam-se mais dois circuitos de reforço.

A recolha na cidade de Pombal é efetuada diariamente, com exceção dos domingos. Nos restantes locais, como sedes de freguesia ou zonas populacionais, a recolha é realizada duas ou três vezes por semana e nas localidades rurais uma ou duas vezes por semana, consoante as necessidades.

A recolha é feita em dois períodos:

    • Das 6h às 12h30m
    • Das 14h às 20h30m
Produção de Resíduos no Concelho de Pombal

Resíduos Urbanos – Resíduos Indiferenciados – Produção de Resíduos no Concelho de Pombal
A quantidade de resíduos produzidos, no concelho de Pombal, tem vindo a aumentar nos últimos anos, conforme se pode verificar no gráfico seguinte.

Infra-estruturas e equipamentos

Resíduos Urbanos – Resíduos Indiferenciados – Infra-estruturas e Equipamentos

Estação de Transferência
A Estação de Transferência de Pombal localiza-se na Estrada de Ansião (antiga lixeira municipal), na localidade de Arroteia, na freguesia de Pombal. Nesta infra-estrutura, procede-se ao armazenamento e compactação dos resíduos produzidos no Concelho que, posteriormente, são encaminhados pela Valorlis para o Aterro Sanitário de Leira.

A existência de uma estação de transferência permite a minimização de cheiros e escorrências, bem como a otimização do serviço, uma vez que são transportadas maiores quantidades de resíduos em cada ida ao aterro, diminuindo assim os gastos com transportes (combustíveis, funcionários, equipamento, manutenção, etc.).

Aterro Sanitário de Leiria
O Aterro Sanitário de Leiria está situado na Quinta do Banco, freguesia de Parceiros, no Concelho de Leiria. É constituído por uma área de instalações de apoio, as quais incluem um edifício técnico e administrativo, uma unidade de triagem, um ecocentro e uma unidade de tratamento complementar (compactação).

Central de Valorização Orgânica
A Central de Valorização Orgânica (CVO) recebe os resíduos depositados no contentor do lixo normal, provenientes dos concelhos servidos pela Valorlis e Valorsul.

A CVO transforma, através de um processo mecânico e biológico, a matéria orgânica resultante dos resíduos sólidos urbanos num produto final denominado Valorterra – corretivo orgânico para solos.

Para mais informações consulte o site da Valorlis (www.valorlis.pt).

Contentores
Nos últimos anos, o Município de Pombal reforçou o número de contentores distribuídos pelas diversas Freguesias, tendo sido colocados 46 novos contentores em 2019. A evolução do número de contentores, no Concelho de Pombal, pode ser observada no gráfico seguinte.

Conselhos úteis

Resíduos Urbanos – Resíduos Indiferenciados – Conselhos Úteis

Regras de deposição de resíduos

  • Acondicione os resíduos em sacos devidamente fechados;
  • Depois de depositar os resíduos, feche a tampa do contentor;
  • Não deposite monstros, entulhos, terras ou resíduos verdes nos contentores. Deposite-os nos locais autorizados.

Consumíveis informáticos
Os consumíveis informáticos usados (tinteiros e toners) devem ser entregues nos estabelecimentos que os comercializam.

Medicamentos
As embalagens e medicamentos fora de uso (cartonagem exterior, bula, blister, ampola, bisnaga, frasco, aplicador, colher ou copo de medida) devem ser entregues na farmácia. Ao encaminhar correctamente estes resíduos está a contribuir para a preservação do ambiente, eliminado assim a possibilidade de contaminar a água e os solos.

Óleos de motor
Os óleos são resíduos perigosos, pelo que devem ser mudados em oficinas devidamente licenciadas, para terem um tratamento adequado.

Resíduos Recicláveis

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis
A gestão da recolha seletiva (colocação, recolha e manutenção de ecopontos) é da competência e da responsabilidade da Valorlis.

No Município de Pombal os resíduos recicláveis são colocados pelo cidadão nos ecopontos. A Valorlis, com um camião grua, recolhe o seu conteúdo e leva-o para a Estação de Triagem em Leiria. O vidro é encaminhado diretamente para a indústria vidreira e os restantes materiais são separados, enfardados e entregues às empresas de reciclagem.

A evolução da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem tem vindo a aumentar, nos últimos anos, conforme gráfico seguinte. No entanto, apenas cerca de 10% do total de resíduos produzidos, no Concelho de Pombal, são reciclados.

Reciclagem

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis – Reciclagem
A reciclagem é um processo exigente que depende sobretudo de dois fatores primordiais:

  • A existência de locais de deposição dos materiais recicláveis (ecopontos, ecocentros, entre outros);
  • A participação da população na correta separação e deposição dos resíduos.

Atualmente, contribuir para a reciclagem é mais do que uma atitude de cidadania, trata-se de um bom hábito que conduz à preservação do ambiente e a um futuro sustentável. A reciclagem de embalagens usadas tem diversas vantagens ambientais e económicas, designadamente:

  • Poupar matérias-primas;
  • Economizar energia e água;
  • Possibilitar a valorização dos resíduos;
  • Reduzir a quantidade de resíduos depositados nos Aterros Sanitários;
  • Diminuir a poluição do solo, do ar e da água;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Curiosidades

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis – Curiosidades

  • 84% dos resíduos urbanos podem ser reciclados, no entanto, no Concelho de Pombal apenas 10% desses resíduos são encaminhados para reciclagem;
  • Pode-se fabricar uma camisola de fibra com 27 garrafas de plástico, um automóvel com 19 000 latas de conserva e uma bicicleta com 670 latas de refrigerante;
  • Uma única pilha deixada no solo contamina-o durante mais de 50 anos;
  • Cada tonelada de papel reciclado representa 3m3 de espaço disponível em Aterro Sanitário;
  • A produção de papel reciclado consome menos cerca de 50% de energia, comparativamente com a produção a partir das árvores. Para além disso, a poluição do ar é reduzida em 95%;
  • A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas;
  • Portugal recicla cerca de 7600 toneladas de vidro. Pode parecer muito, mas apenas representa 13% do vidro que consumimos. Por exemplo, a Suíça recicla 55% do seu vidro;
  • Com a reciclagem de uma lata de alumínio economiza-se a energia suficiente para manter ligada uma televisão durante 3 horas;
  • A reciclagem de 1 tonelada de plástico economiza 130kg de petróleo.
Infra-estruturas e equipamentos

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis – Infra-estruturas e Equipamentos

Ecopontos
Os ecopontos são conjuntos de três contentores de cores diferentes (azul, amarelo e verde) que se encontram instalados nos aglomerados populacionais. Actualmente, existem 263 ecopontos, distribuídos pelo Concelho de Pombal.

Nos referidos equipamentos devem ser colocados separadamente os resíduos de papel, cartão, vidro, plástico e metal.

Conselhos úteis

  • Esvazie bem as embalagens para evitar escorrências e maus cheiros nos ecopontos;
  • Espalme as embalagens sempre que possível. Assim reduz o espaço que ocupa no ecoponto, os custos e a poluição associados ao seu transporte e armazenamento;
  • Retire as tampas e as rolhas no caso de serem feitas de materiais diferentes da embalagem em si e coloque-as no contentor respectivo;
  • Deposite os materiais recicláveis no respectivo contentor.

 

Ecocentro
O Ecocentro de Pombal, em funcionamento desde 1998, localiza-se na Estrada de Ansião (antiga lixeira municipal), na localidade de Arroteia, freguesia de Pombal. Esta infra-estrutura é um local amplo e vigiado, destinado à recepção de resíduos para reciclagem ou valorização, que pelo seu volume ou quantidade não podem ser colocados nos ecopontos nem nos contentores.

No Ecocentro de Pombal são aceites, gratuitamente, os materiais com proveniência doméstica.

  • Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 13h e das 18h às 21h. Sábado, das 9h às 12h.
  • Contacto telefónico: 236 211 425
Recolha de Monstros

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis – Recolha de Monstros
Os monstros (mobílias, colchões, eletrodomésticos) são resíduos domésticos que, pelo seu volume, forma e dimensões, não podem ser recolhidos pelos meios normais.

O Município de Pombal disponibiliza, aos seus munícipes, um serviço de recolha de monstros, que se destina exclusivamente a particulares.

Como se desfazer deste tipo de resíduos?

  • Efetuar, sempre que possível, a troca de equipamentos elétricos e eletrónicos velhos na compra de novos;
  • Entregar no Ecocentro de Pombal, situado na Arroteia – Estrada de Ansião (antiga lixeira), todos os dias úteis, das 9:00 às 13:00 e das 18:00 às 21:00, e aos Sábados das 9:00 às 12:00;
  • Colocar nos contentores dos Monstros, localizados nas sedes de Freguesias do Concelho de Pombal;
  • Contactar a Unidade de Ambiente (telefone: 236 210 530) ou a Junta de Freguesia da sua residência, para que sejam recolhidos no domicílio.

Localização dos Contentores dos Monstros

 

 Freguesia Local
Abiúl Estaleiro da Junta de Freguesia de Abiul
Albergaria dos Doze Estaleiro da Junta de Freguesia, saída de Albergaria dos Doze em direcção à Cartaria
Carnide Rua Santo Elias, Carnide
Carriço Terreno junto à Associação do Carriço
Guia Junto ao Cemitério da Guia
Ilha Junto ao Centro Escolar da Ilha
Louriçal Estaleiro da Junta de Freguesia/Gimnodesportivo
Mata Mourisca Largo da Feira, junto ao campo de futebol
Pelariga Junto ao Campo de Futebol da Pelariga
Redinha Junto ao Campo de Futebol das Almas (Estrada para a Charneca da Redinha)
Santiago de Litém Junto ao Cemitério de Santiago de Litém
São Simão de Litém Rua Principal do Carvalhal, em frente ao Café Lindinho
Vermoil Rua das Soalheiras – Vermoil
Vila Cã Estaleiro da Junta de Freguesia

Informação importante

  • O abandono de monstros na via pública ou no espaço público é punível com coima de €100,00 a €1.000,00, sendo obrigatória a sua remoção;
  • A colocação de monstros fora dos contentores e dos recipientes autorizados é punível com coima de €100,00 a €1.500,00.
Recolha Seletiva de Pilhas

Resíduos Urbanos – Resíduos Recicláveis – Recolha Seletiva de Pilhas
As pilhas são classificadas como resíduos perigosos, por terem na sua composição metais pesados, tais como, mercúrio, chumbo, cobre, níquel, zinco, cádmio e lítio. Estas se forem colocadas nos contentores de resíduos e depositadas em aterro, vão degradar o ambiente e contaminar a cadeia alimentar.

Estando o Município de Pombal atento à necessidade premente de separar e encaminhar devidamente as pilhas para reciclagem, tem instalado contentores para pilhas usadas, junto dos ecopontos, bem como tem entregue pilhões a Escolas e a Juntas de Freguesia do Concelho.

Colabore na reciclagem de pilhas. Deposite as suas pilhas usadas nos pilhões!

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X