Um Território em constante Desenvolvimento

Nas últimas décadas, beneficiando do facto de ser atravessado por alguns dos principais eixos de acessibilidade do país, quer em termos rodoviários, quer em termos ferroviários, tem-se assistido a várias transformações associadas à fixação de algumas polarizações industriais, mormente na envolvente de Pombal, onde de resto existe uma razoável oferta de espaços industriais infraestruturados, e à configuração e desenvolvimento de alguns eixos urbanos locais.

Globalmente, Pombal é um território em profunda transformação da base económica, um concelho que tem registado uma diversificação e modernização significativas. Nos anos mais recentes, sobretudo na transição da década de 80 para a década de 90 do século passado, o processo de industrialização intensificou-se de forma significativa devido, sobretudo, à criação do Parque Industrial Manuel da Mota e de algumas zonas industriais nas freguesias. O sucesso destas últimas deve ser entendido num quadro de pluriatividade e plurirendimento em complemento com a atividade primária, o que promove, em particular, o desenvolvimento destes aglomerados e, em geral, o robustecimento do tecido empresarial do concelho.

Consequentemente, deu-se igualmente uma expansão das atividades comerciais, distribuição e serviços, tanto na cidade de Pombal como em núcleos urbanos de menor dimensão, nas freguesias limítrofes, registando, de uma forma geral, dinâmicas demográficas positivas, em consonância com um crescendo de industrialização sustentado pela melhoria progressiva das acessibilidades. O emprego é dominado pelos setores secundários e terciário, em detrimento de um setor primário que tem vindo a perder alguma importância. A um contexto favorável aos níveis económico, social, demográfico e institucional, reunindo condições propícias ao investimento, alia-se um património histórico e natural únicos, fazendo do Turismo uma atividade de enorme potencial e em constante expansão no concelho de Pombal.

O concelho de Pombal manifesta, assim, dinamismos de progresso económico que estão articulados a uma larga transformação do tecido produtivo local, no qual cada vez mais se afirma uma modelação industrial e urbana. O momento que Pombal vive indica oportunidades que importa agarrar, na senda da realização de intervenções integradas, negando o isolacionismo dos agentes, das estratégias e das ações no tecido concelhio, dando visibilidade e clareza à estratégia de fundo do seu desenvolvimento e estimulando a participação dinâmica dos diversos agentes administrativos, económicos, sociais e culturais.

A atuação do Município de Pombal tem vindo a reger-se por reunir as condições ideais à implementação de uma estratégia de desenvolvimento e de atração de investimento concertada, dotando o território de uma estrutura económica, social, infraestrutural e institucional capaz de a suportar e promover.

A configuração desta estratégia global, na qual os vários atores revejam as suas estratégias específicas e se sintam envolvidos pelo mesmo espírito, vem ao encontro da preocupação geral em ultrapassar problemas e condicionantes, aproveitar potenciais e oportunidades e, globalmente, gerar e ancorar fatores de progresso e sinergias, no sentido de um desenvolvimento sustentado, participado pelos cidadãos, instituições e empresas, aglutinador de vontades e gerador de bem-estar, fazendo globalmente de Pombal um concelho atrativo, moderno, inovador, onde se deseja viver e criar progresso.