Diagnóstico Social de Pombal aprovado por unanimidade pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS)

7ª olimpiadas seniores pombal

O Conselho Local de Ação Social de Pombal, aprovou por unanimidade o Diagnóstico Social de Pombal 2017, elaborado pelo Núcleo Executivo com a consultoria externa de uma socióloga.

Este documento resulta de um processo de Planeamento Social Participado, com a participação dos diferentes parceiros e atores locais em grupos temáticos por problemática prioritária, cujo objetivo foi recolher os contributos das entidades e interventores sociais, partilhar experiências entre instituições e identificar os problemas e necessidades com intervenção prioritária a nível concelhio e ao nível das freguesias.

O Diagnóstico Social é um instrumento dinâmico e participativo que está estruturado em duas componentes principais: uma referente ao retrato da realidade concelhia sobre 12 áreas temáticas e a outra às 5 problemáticas Prioritárias de intervenção: Envelhecimento, Saúde, Infância e Juventude, Empregabilidade e Dinamização do Trabalho em Rede.

Na problemática Envelhecimento foram identificados como problemas prioritários: O Isolamento e solidão com falta de apoio familiar direto; Insuficiência de resposta de Estrutura Residencial para Idosos; Violência (Física, Psicológica e Económica); Insuficiência de acordos entre o Ministério da Saúde e a Segurança Social na Rede Nacional de Cuidados Integrados Continuados e Demências.

Ao nível da problemática Saúde, os problemas identificados como prioritários foram: Educação para a Saúde; Insuficiência de Recursos Humanos; Dificuldade de acesso ou deslocação aos serviços de saúde por parte de pessoas e/ou dependentes com insuficiência económica; Alcoolismo e Saúde Mental.

Na Infância e Juventude, os problemas prioritários identificados foram: Disfuncionalidade familiar; Alienação parental; Falta de supervisão parental; Saúde mental; Comportamentos desadequados e desajustados; Violência no contexto escolar/bullying; Comportamentos aditivos/consumos e Falta de Acompanhamento dos alunos na escola e na família.

No que respeita à problemática Empregabilidade, os problemas prioritários identificados foram: Baixa escolaridade e qualificações profissionais desadequadas ao tecido empresarial; Falta de formação especializada em áreas específicas e Falta de um Ecossistema empreendedor consolidado.

Na problemática Dinamização do Trabalho em Rede, os problemas identificados como prioritários foram: Insuficiência de articulação/concertação entre os parceiros/serviços; Falta de trabalho efetivo de parceria, dificuldade de articulação entre as diversas instituições de resposta à comunidade e Falta de um sistema de Informação/comunicação atualizado.

O Diagnóstico Social de Pombal, é um documento que permite compreender a realidade social e identifica prioridades de intervenção local a desenvolver no Plano de Desenvolvimento Social.

O Plano de Desenvolvimento Social (PDS) é entendido como um processo de planeamento estratégico que pretende racionalizar e dar coerência às intervenções sociais, dando-lhes eficiência e eficácia.

Trata-se de um instrumento de planeamento integrado e negociado que resulta do Diagnóstico Social, definido conjuntamente e que revela grandes domínios de actuação social para os próximos quatro anos, servindo de enquadramento às intervenções com vista à promoção do desenvolvimento social do Concelho de Pombal.