Acesso Rápido

Diagnóstico Social de Pombal aprovado por unanimidade pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS)

7ª olimpiadas seniores pombal

Diagnóstico Social de Pombal aprovado por unanimidade pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS)

 

O Conselho Local de Ação Social de Pombal, aprovou por unanimidade o Diagnóstico Social de Pombal 2017, elaborado pelo Núcleo Executivo com a consultoria externa de uma socióloga.

Este documento resulta de um processo de Planeamento Social Participado, com a participação dos diferentes parceiros e atores locais em grupos temáticos por problemática prioritária, cujo objetivo foi recolher os contributos das entidades e interventores sociais, partilhar experiências entre instituições e identificar os problemas e necessidades com intervenção prioritária a nível concelhio e ao nível das freguesias.

O Diagnóstico Social é um instrumento dinâmico e participativo que está estruturado em duas componentes principais: uma referente ao retrato da realidade concelhia sobre 12 áreas temáticas e a outra às 5 problemáticas Prioritárias de intervenção: Envelhecimento, Saúde, Infância e Juventude, Empregabilidade e Dinamização do Trabalho em Rede.

Na problemática Envelhecimento foram identificados como problemas prioritários: O Isolamento e solidão com falta de apoio familiar direto; Insuficiência de resposta de Estrutura Residencial para Idosos; Violência (Física, Psicológica e Económica); Insuficiência de acordos entre o Ministério da Saúde e a Segurança Social na Rede Nacional de Cuidados Integrados Continuados e Demências.

Ao nível da problemática Saúde, os problemas identificados como prioritários foram: Educação para a Saúde; Insuficiência de Recursos Humanos; Dificuldade de acesso ou deslocação aos serviços de saúde por parte de pessoas e/ou dependentes com insuficiência económica; Alcoolismo e Saúde Mental.

Na Infância e Juventude, os problemas prioritários identificados foram: Disfuncionalidade familiar; Alienação parental; Falta de supervisão parental; Saúde mental; Comportamentos desadequados e desajustados; Violência no contexto escolar/bullying; Comportamentos aditivos/consumos e Falta de Acompanhamento dos alunos na escola e na família.

No que respeita à problemática Empregabilidade, os problemas prioritários identificados foram: Baixa escolaridade e qualificações profissionais desadequadas ao tecido empresarial; Falta de formação especializada em áreas específicas e Falta de um Ecossistema empreendedor consolidado.

Na problemática Dinamização do Trabalho em Rede, os problemas identificados como prioritários foram: Insuficiência de articulação/concertação entre os parceiros/serviços; Falta de trabalho efetivo de parceria, dificuldade de articulação entre as diversas instituições de resposta à comunidade e Falta de um sistema de Informação/comunicação atualizado.

O Diagnóstico Social de Pombal, é um documento que permite compreender a realidade social e identifica prioridades de intervenção local a desenvolver no Plano de Desenvolvimento Social.

O Plano de Desenvolvimento Social (PDS) é entendido como um processo de planeamento estratégico que pretende racionalizar e dar coerência às intervenções sociais, dando-lhes eficiência e eficácia.

Trata-se de um instrumento de planeamento integrado e negociado que resulta do Diagnóstico Social, definido conjuntamente e que revela grandes domínios de actuação social para os próximos quatro anos, servindo de enquadramento às intervenções com vista à promoção do desenvolvimento social do Concelho de Pombal.