Mais de 2 toneladas de resíduos recolhidos durante a limpeza da praia do Osso da Baleia

Os 336 escuteiros do concelho de Pombal que no sábado limparam a praia do Osso da Baleia recolheram 2.380 quilos de resíduos que foram encaminhados para tratamento para a Valorlis.

Em 2016 foram recolhidos 2.360 quilos e em 2015 foram encaminhados para tratamento 1.080 quilos de resíduos.

Esta ação de limpeza está inserida na campanha “Praia Limpa! Mais Segura”, que o  Município de Pombal realiza anualmente e que está integrada no programa de atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2017.

Para além da participação de todos os agrupamentos de escuteiros do concelho e de alguns voluntários, esta iniciativa teve ainda como parceiros o Agrupamento de Escuteiros do Carriço, as Juntas de Freguesia do Carriço, Almagreira e Vila Cã, o Clube de Orientação do Centro e a Valorlis, e contou com os apoios das empresas Sumol+Compal, Padaria Dionísio e Intermarché de Pombal.

Promover e realizar a limpeza do areal e da zona envolvente, numa extensão de cerca de 2000m, com a recolha seletiva dos resíduos; contribuir ativamente para a qualidade das areias; sensibilizar para a importância de separar e encaminhar corretamente os resíduos e informar sobre a utilidade das dunas e divulgar a sua biodiversidade são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Esta atividade pretende ainda impulsionar a inclusão e o convívio entre gerações, com partilha de experiências e boas práticas; fomentar o espírito de equipa, de cidadania, de responsabilidade e de participação ativa; Promover atividades desportivas e comemorar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (a 8 de junho).