Município apoia aquisição do Moinho das Corujeiras

moinhos de vento corujeiras abiul

Município apoia aquisição do Moinho das Corujeiras

O Executivo municipal aprovou por unanimidade um apoio de 4 mil euros para a Junta de Freguesia de Abiul, verba destinada à compra de um moinho nas Corujeiras.

A recuperação deste moinho será realizada posteriormente ao abrigo de um acordo de colaboração entre a Junta de Freguesia e o Município de Pombal.

Os três moinhos das Corujeiras, datados do século XIX, possuem caraterísticas específicas que fazem deles únicos na Europa, sendo que apenas um deles é propriedade da junta de freguesia de Abiul.

A recuperação destes moinhos permitirá potenciar turística e culturalmente toda aquela área, que apresenta um ponto de observação único para as serras de Sicó, Lousã e Alvaiázere e para a estrada municipal 501, via que é uma marca deste território.

A criação de percursos pedonais e de um parque de lazer e apoio aos moinhos são outros dos projetos que o Município em colaboração com a Junta de Freguesia de Abiul pretende desenvolver para o local.

Na última reunião do Executivo, foi ainda aprovado um apoio à Junta de Freguesia  do Carriço de 14.800 euros, destinados a comparticipar a compra de 2.960 metros quadrados de terreno para ampliação do cemitério das Claras.

Aprovado foi ainda um outro apoio de 1.756,92 euros à Junta de Freguesia do Louriçal e destinados a comparticipar o aluguer de camiões para transporte de tout-venant, destinados às obras de melhoramento de caminhos naquela freguesia.