Câmara aprova apoios no valor de 170.755,19 euros a entidades do Concelho

O Executivo camarário aprovou na passada reunião de Câmara a atribuição de um conjunto de apoios que totalizam os 170.755,19 euros, destinados a comparticipar as necessidades diárias de várias instituições sem fins lucrativos de Pombal.

Destaque para a atribuição de um apoio ao Centro Social e Paroquial da Pelariga, aprovado pela Câmara, para atribuição 36 mil euros para a comparticipação na aquisição de uma viatura de 9 lugares dotada de plataforma elevatória, destinada ao transporte de utentes idoso.

Também para aquisição de uma viatura, a Câmara deliberou atribuir à CERCIPOM um apoio de 28.500,00 euros para a aquisição de uma viatura de sete lugares, que representa o colmatar de uma necessidade que esta instituição tem para as suas atividades diárias.

A Câmara deliberou atribuir um apoio de 27.778,00 euros à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Louriçal, montante que servirá também para apoiar a aquisição de uma carrinha de 9 lugares.

Nesta reunião foi aprovado a atribuição de um montante total de 6 mil euros à ADILPOM, montante que servirá para remunerar os monitores que prestam serviços aos programas Férias Ativas, que o Município promove nos períodos das férias escolares (Páscoa, Verão e Natal).

O Agrupamento 923 de São Simão de Litém viu ser aprovado um pedido de apoio de 1.021,19 euros, que servirão para comparticipar a realização das Comemorações do Dia de Baden Powell. Este apoio destina-se a suportar as despesas logísticas com a realização do evento, que reuniu 348 escuteiros de 7 agrupamentos do concelho

À Associação Desportiva das Meirinhas (ADM) a Câmara procedeu à regularização do montante atribuído a esta associação no âmbito do Regulamento de Apoio à Prática Regular Desportiva, após a correção por parte da Associação de Futebol de Leiria da informação do número de atletas inscritos pela ADM. Ao montante inicialmente atribuído de 15 mil acrescem outros 4.800,00, perfazendo agora um apoio à prática regular desportiva no valor de 19.800,00 euros

Para a Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras foi aprovado um apoio de 5 mil euros, para se destina à comparticipação das despesas com a aplicação de um tecto falso e de novas instalações elétricas. O apoio teve em conta a dinâmica que esta associação tem promovido e o que representa para a população de Pousadas Vedras.

Noutro sentido, a Câmara aprovou também a atribuição de um apoio de 20 mil euros ao Centro Social de Carnide, para minimizar as despesas decorrentes do serviço de vazamento das fossas cépticas que servem as instalações do Centro Social, que não tem ao dispor a cobertura da rede de saneamento.

Ao Clube de Ténis de Pombal foi deliberado um apoio de 13 mil euros, que se destinam à substituição do sistema de iluminação atual por um sistema LED mais económico e eficiente (12 mil euros) e para a substituição da vedação do recinto (mil euros).

À Fábrica da Igreja Paroquial de São Simão de Litém a Câmara decidiu favoravelmente a atribuição de um apoio de 20 mil euros para comparticipar as obras no Salão Paroquial de São Simão de Litém, bem como da zona envolvente.

Ao Grupo Desportivo da Ilha foi aprovado um apoio de 400 euros, para a realização do Torneio Infantil da Páscoa, que anualmente este clube realiza. O apoio destina-se a apoiar os lanches dos participantes.

A Câmara aprovou igualmente a renovação da atribuição de num apoio de 3.750,00 euros aos Rotary Club de Pombal, que se destinam à atribuição de bolsas de estudo a alunos do concelho de Pombal e que reforçam a verba atribuída pela Fundação Rotária Portuguesa e do Rotary Club.

A Comissão de Festas da Capela de São José de Alhais solicitou apoio para a subsituação dos telhados da capela e do coreto – danificados na tempestade de 15 de dezembro de 2016 – , tendo a Câmara aprovado o valor de 7 mil euros para apoiar na recuperação do património desta instituição.

Por fim, a Câmara aprovou a atribuição de uma apoio à Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago de Litém, no valor de 3.500,00 euros, que se destinam a comparticipar as obras na Capela do Sourão e que incluem a substituição do gradeamento existente e a rectificação do pavimento existente, entre outras.