Acesso Rápido

Intercâmbio Escolar traz ao Instituto D. João V, no Louriçal, 14 crianças de Biscarrosse

Intercâmbio Escolar traz ao Instituto D. João V, no Louriçal, 14 crianças de Biscarrosse

O Instituto D. João V no Louriçal recebe a partir de amanhã (sábado) 14 crianças de Biscarrosse, no âmbito de um Intercâmbio Escolar que se desenvolve nas escolas do Município há 32 anos, tantos quantos marcam o acordo de Geminação entre Pombal e Biscarrosse.

Estas crianças, todas com 12 anos, sendo que 9 são meninas e 5 são rapazes, e que se fazem acompanhar por professores da sua escola, vão poder ao longo de uma semana participar nas atividades escolares e nas aulas do Instituto D. João V e visitar alguns locais turísticos da região.

Os 14 estudantes que frequentam o equivalente ao 7º ano de escolaridade em Portugal, vão ficar distribuídos por famílias que tenham os seus filhos a estudar naquela escola do Louriçal, permitindo assim que participem nas mesmas aulas e atividades.

As crianças que receberem em suas casas este meninos, vão estar em Biscarrosse em abril do próximo ano não só a frequentar a escola e as atividades, mas também a conhecer aquela cidade francesa.

Os intercâmbios escolares permitem aos estudantes de Pombal e de Biscarrosse viver uma semana inseridos em cada uma das cidades, vivenciando diferentes técnicas de ensino e aprendizagem e o modo de viver de cada país. É objetivo ainda fomentar a aprendizagem da língua portuguesa e francesa.

O protocolo de Geminação entre Pombal e Biscarrosse foi celebrado a 27 de julho de 1984. Em setembro último, foi assinada, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal, a 1ª Adenda a este protocolo que apresenta como objetivos, entre outros, o reforço do âmbito da geminação, nomeadamente ao nível da cultura, Turismo e Economia e o desenvolvimento das atividades destinadas a permitir a troca de experiências, durante as férias escolares, entre alunos de ambas as cidades.