Educação – Câmara aumenta apoios na área da ação social

O Município vai aumentar os apoios para a aquisição de livros e material escolar e a criar linhas especiais de apoio às famílias numerosas e que, para além dos livros e material escolar se estenderá à alimentação.

A revelação foi feita pelo presidente da Câmara no Dia da Educação, uma iniciativa que encheu por completo o Teatro-Cine e que foi destinada a acolher os educadores e professores que neste ano letivo de 2016/17 vão lecionar no concelho de Pombal.

Durante a sessão de boas vindas, Diogo Mateus anunciou ainda a construção de um parque infantil na Escola Gualdim Pais, obra que vai ser custeada pelo Município em 50% cabendo o restante montante investimento à empresa Nemoto, sedeada no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal. Fica assim colmatada uma necessidade identificada há muitos anos pela direção da Escola e que não tinha sido ainda colmatada pelo Ministério da Educação.

Este ano letivo que agora começa no Município de Pombal, tem ainda um conjunto de outras novidades. Uma delas passa pelo investimento feito pela Câmara na aquisição de 26 quadros interativos de última geração, que permitirão uma vivência melhor da sala de aula. Todos os alunos do concelho terão acesso a quadros interativos, excepto aqueles que irão frequentar os novos Centros Escolares em construção, que têm esses equipamentos incluídos na empreitada.

Outra iniciativa lançada pelo Município foi a criação de uma Comissão de Acompanhamento das AECS. Esta comissão envolve o Município, os Agrupamentos de Escolas do concelho e os parceiros, como as Juntas de Freguesia, as Associações de Pais e as IPSS’s. A comissão terá como papel fundamental a monitorização das AECS, garantindo o seu bom funcionamento e os critérios de qualidade desse programa.

No que toca ao Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, Pombal 2020 Sucesso Escolar 100%, o Município continua a realizar os rastreios e o acompanhamento aos alunos já identificados. Este ano letivo a equipa de apoio ao programa será reforçada com a inclusão de duas novas terapeutas da fala. Será também dada continuidade às sessões de relaxamento, que ensinam os alunos a saber estar e a saber ser.

No Instituto D. João V, no Louriçal, estará a funcionar o 1º Ciclo do Ensino Básico do Louriçal, por força das obras que decorrem na EB local, que se materializarão no futuro Centro Escolar do Louriçal.

Na Guia, continua a ser executado o projeto de requalificação da Escola Secundária, trabalho que está a ser desenvolvido em articulação com a DGESTE. Também em articulação com esta entidade, o Município irá lançar a concurso as obras de requalificação do Pavilhão Desportivo da Escola Marquês de Pombal.

A decorrer encontram-se os trabalhos de requalificação da Escola Tecnológica e Artística de Pombal, que devido ao elevado número de matriculas este ano letivo terá a funcionar 16 turmas.

Por fim, outra novidade será a implementação do yoga em alguns estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Pombal, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, iniciativa que é tida como benéfica para a saúde física e mental das crianças, potenciando o seu rendimento escolar e a auto estima.