Município lança flyer alertando para a preservação da Floresta

A Câmara Municipal de Pombal está a enviar, por correio e email, a todos os munícipes um flyer alertando para os cuidados a ter na preservação da floresta.

No documento, enviado com as facturas da água e do saneamento, são dadas a conhecer as principais medidas para proteger as habitações e os cuidados a ter quando se pretende fazer queimas e queimadas.

São ainda disponibilizados os principais contactos da Proteção Civil, e as coimas a aplicar em caso de incumprimento da legislação em vigor (Decreto-Lei nº124/2006, de 28 de junho na sua atual redação).

Ciente da sua responsabilidade em preservar a floresta que é de todos, o Município de Pombal tem vindo a desenvolver um vasto trabalho no âmbito da defesa e promoção da floresta do concelho.

Para além da fiscalização preventiva da limpeza florestal por parte da GNR e PSP, o Município celebrou ainda contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia para a limpeza de matos nas faixas de 10 metros junto das vias municipais.

A compra de tecido florestal, a abertura de caminhos florestais e a manutenção das brigadas autárquicas de voluntários para defesa da floresta, são outras iniciativas do Município que, através dos Pelouros de Proteção Civil e da Agricultura e Florestas estão a ser desenvolvidas.