Acesso Rápido

Escritores Katsumi Komagata, Marina Colasanti, António Catalano e Daniel Goldin marcam presença em Pombal em junho

cartaz caminhos leitura 2017

Escritores Katsumi Komagata, Marina Colasanti, António Catalano e Daniel Goldin marcam presença em Pombal em junho

Incentivar a leitura e o gosto pelos livros continua a ser uma aposta do Município de Pombal, que mais uma vez este ano decidiu marcar uma viagem pelos “Caminhos de Leitura”.

São grandes especialistas mundiais da literatura infantil e juvenil e vão estar pela primeira vez em Pombal. O XV Encontro de Literatura Infantojuvenil continua a apostar na qualidade, e de 27 de maio a 10 de junho, junta os melhores da literatura do Japão, Brasil, México, Espanha, Itália, Inglaterra e Portugal.

Katsumi Komagata designer e escritor japonês conceituado, que recebeu a medalha de prata do Art Director´s Club of New York, é um dos principais convidados da edição deste ano dos Caminhos de Leitura.

Destaque ainda para as presenças de Marina Colasanti, escritora e jornalista brasileira que conquistou o prémio literário da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, António Catalano, ator, pintor e escultor italiano que fundou o espaço de arte Magopovero para crianças e Daniel Goldin, diretor da Biblioteca Nacional de Vasconcelos.

Nesta viagem pelos Caminhos de Leitura e nos dias 8, 9 e 10 de junho, estarão ainda em Pombal os brasileiros Maurício Correa Leite (Cátedra da Unesco para a Leitura) e Affonso Sant’Anna, exerceu funções de secretário geral da Associação das Bibliotecas Nacionais Ibero-Americanas; a escritora e narradora oral de Espanha Ana Garcia Castellano; e a educadora e artista especializada em voz e literatura, a inglesa Inno Sorsy.

Nestes três dias teremos também especialistas da literatura portuguesa, destacando-se Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, o narrador oral/ator Ângelo Torres, entre outros.

Os Caminhos de Leitura têm como público-alvo os educadores de infância e professores de todos os graus de ensino, bibliotecários e mediadores do livro e da leitura.

O projeto de literatura infantojuvenil que decorrerá entre os 27 de maio e 10 de junho e que marca a vida cultural da cidade desde 2002, contará com quatro vertentes: Apeadeiro do Encontro (Formação), Apeadeiro da Ilustração (Exposições de Ilustração), o Apeadeiro da Memória (Festival de Narração Oral) e por último o Apeadeiro da Leitura (Feira do Livro InfantoJuvenil e Mercado do Livro), que decorrerá de 8 a 11 de junho na Praça Manuel Henriques Júnior, junto ao Teatro-Cine e no Jardim da Várzea.

Esta iniciativa contará com a presença das livrarias/editoras Arquivo, Gatafunho e Gigões e Anantes.

O programa completo dos Caminhos de Leitura está disponível aqui