Edificado no século XII por Gualdim Pais, integrou um conjunto de praças militares destinadas a defender Coimbra. Recentemente sobreu obras de requalificação, passando a dispor de uma sala multimédia onde se pode assistir ao filme 3D A História de um Castelo e ao filme animado A Lenda do Mouro.
-
Início
-
Serviços
-
Desporto, Educação e Juventude
-
Educação
- Roteiro dos Espaços Educativos
Roteiro dos Espaços Educativos
-
Arquivo Municipal
Para consultar informações clique aqui:
-
Biblioteca Municipal
-
Castelo Templário

Destinatários
Comunidade escolar e público em geral
Duração
Cerca de 2 horas.
Para consultar mais informações clique aqui:
-
Museu Municipal
-
Praia do Osso da Baleia

Objetivos
- Conhecer a Praia do Osso da Baleia;
- Observar as dunas (primária, secundária e terciária) e a sua vegetação;
- Sensibilizar para a importância da preservação da vegetação das dunas e para os perigos da vegetação exótica invasora (Carpobrotus edulis).
Destinatários
Comunidade escolar e público em geral
Descrição
Visita à praia do Osso da Baleia, onde se podem observar e conhecer várias espécies de vegetação característica das dunas. Realização de jogos e outras atividades pedagógicas.
Local da Atividade
Praia do Osso da Baleia, Carriço
Duração
Cerca de 3 horas.
Calendarização
Todo o ano.
Para consultar informações clique aqui:
-
Rota Pombalina
Em visita orientada ou através de um peddy-papper os visitantes podem explorara e ficar a conhecer Praça Marquês de Pombal, Igreja Matriz, Cadeia Velha (Museu Marquês de Pombal), Celeiro do Marquês (Museu de Arte Popular Portuguesa), Igreja do Cardal e o Monumento ao Marquês de Pombal.
Destinatários
Comunidade escolar e público em geral
Duração
Cerca de 2 horas.
Limite
30 participantes
Para consultar informações clique aqui:
-
Serra de Sicó

Objetivos
-
- Divulgar a flora da Serra da Sicó;
- Promover a valorização do património biológico local;
- Conhecer as plantas aromáticas e medicinais da nossa região, usos e costumes;
- Incentivar o pedestrianismo e o respeito pela natureza.
Destinatários
Comunidade escolar e público em geral
Descrição
Visita à Serra da Sicó, para observar e conhecer várias espécies de vegetação autóctone (vegetação mediterrânica, plantas aromáticas e medicinais).
Local da Atividade
Serra da Sicó (percurso a definir).
Duração
Cerca de 3 horas.
Calendarização
Entre 15 de abril e 15 de junho.
Para consultar informações clique aqui:
-
-
Teatro-Cine
Breve Historial
O Teatro-Cine de Pombal nasce, na primeira metade do século XX, na sequência de um ciclone devastador que terá sido responsável pela derrocada de um teatro que existia ao tempo e que, tudo indica, seria construído em madeira.
Este infortúnio terá levado um grupo de cidadãos a constituir uma sociedade com a finalidade de construir um teatro-cine. Depois de vários projectos, executados entre 1938 e 1948, todos de autoria dos arquitectos Camilo e Ernesto Korrodi, procedem, à sua construção na actual praça Comendador Manuel Henriques Júnior, aproveitando para o efeito uma fábrica de blocos aí existente da qual o novo teatro-cine terá herdado o mesmo espaço físico e as paredes exteriores laterais.
Resumiu-se o trabalho de construção ao interior, onde se integrou a linguagem oficializada do décor e do mobiliário dos anos 40, e à fachada que é executada em sóbrio arte-deco, (publicação Arquitectura Modernista em Portugal, Gradiva, pág. 143), tudo dentro de uma filosofia de controle de despesas, o que motivou a ausência de materiais nobres e constante atrito entre os diferentes tipos de construção tradicional / moderno.
Não detendo importância por demais relevante em termos arquitectónicos, representou um valor de grande significância em termos de património sócio-cultural, fazendo parte da memória colectiva da cidade de Pombal. A sua existência pela glória dos espectáculos que marcaram gerações sofrendo, ao longo dos anos, as vicissitudes do tempo.
A Câmara Municipal de Pombal, nesta reconstrução que se inaugurou a 19 de Março de 2002 pretendeu manter viva a memória de várias gerações preservando a arquitectura da fachada e dotando esta sala de espectáculos das condições técnicas necessárias para as exigências e especificações actuais e futuras com comodidade e segurança.
Localização e Contactos
Praça Manuel Henriques Júnior
3100 Pombal
Telefone: 236 210 540 – Fax: 236 210 599
E-mail: teatrocine@cm-pombal.pt -
Trilho da Lagoa de S. José

Objetivos
- Divulgar o património natural (biodiversidade);
- Sensibilizar para a importância da conservação da natureza;
- Observar espécies autóctones e espécies exóticas;
- Incentivar o pedestrianismo e o respeito pela natureza.
Destinatários
Comunidade escolar e público em geral
Descrição
Realização do percurso Trilho da Lagoa de S. José, ao longo do qual se podem observar diferentes tipos de vegetação (ripícola, aquática, mediterrânica e dunar), vestígios de mamíferos, cogumelos, entre outros.
Local da Atividade
Juncal Gordo, Carriço
Duração
Cerca de 2 horas.
Calendarização
Todo o ano.
Para consultar informações clique aqui:
