COMUNICAÇÃO Nº 1673 – Desativado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Pombal foi desativado esta madrugada, terminado que foi o período decretado pelo Governo para o Estado de Calamidade.

A ativação do Plano Municipal ocorreu na madrugada de segunda feira após os incêndios de domingo que assolaram os concelhos de Pombal, Leiria, Marinha Grande e Alcobaça.

O fogo que começou no concelho de Alcobaça, entrou no Município de Pombal por volta das 21 horas de domingo, atingindo a Mata Nacional do Urso nas freguesias de Guia, Ilha, Mata Mourisca e Carriço. Durante a madrugada foram evacuadas as localidades de Alhais, Fontinha, Silveirinha e Claras.

As chamas destruíram uma habitação e diversos barracões agrícolas e de animais. Há ainda a registar vários danos na sinalética e na Estrada Atlântica.

A Estrada Atlântica esteve cortada e condicionados vários acessos a localidades da freguesia do Carriço.

Cinco estabelecimentos de ensino – no Grou e Meirinhas – foram encerrados devido ao fumo que se fez sentir na segunda feira, o mesmo acontecendo com as Piscinas Municipais que também foram encerradas na tarde desse dia.

O incêndio no concelho de Pombal foi dominado na noite de segunda feira.