As Bibliotecas em tempos de COVID: novos contextos, novos desafios

About This Project

As Bibliotecas em tempos de COVID: novos contextos, novos desafios

25/09/2020

Após um período de confinamento que alterou todos os nossos hábitos pessoais e profissionais verificamos que, no que às Bibliotecas diz respeito, houve necessidade de reinventar rotinas, oferecendo ao público a possibilidade de continuar a usufruir das dinâmicas a que sempre estiveram habituados e outras que, por serem inovadoras e diferentes, acompanharam os tempos mais difíceis, vividos durante esta fase. As Bibliotecas reinventaram-se e adaptaram‐se à nova realidade com que se confrontaram. Numa altura em que desconfinamos de forma cautelosa, sendo inevitável falar de todas as emoções associadas a este período, pretendemos partilhar algumas boas práticas implementadas pelas Bibliotecas Públicas em Portugal.

Programa:

14h00-14h30 | Abertura e apresentação

Ana Cabral – Vereadora do Pelouro da Educação, Cultura, Juventude e Desenvolvimento Social

Nelson Pedrosa – Coordenador da Biblioteca Municipal de Pombal

14h30 | “Bibliotecas Públicas face à situação de pandemia: impactos e oportunidades”

Bruno Duarte Eiras – Diretor de Serviços da DGLAB

15h00 – 16h15 | Mesa redonda: Experiências, desafios: como as Bibliotecas se reajustaram em tempo de COVID

“Bibliotecas de Leitura Pública. Aprender a viver no novo normal”

Aida Alves – Diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

“Readaptação programática e iniciativas emergentes”

Carlos Costa e Sara Matos | Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis

“BMTC: atividades em tempos de pandemia”

Marta Madureira |  Coordenadora da Biblioteca Municipal Trindade Coelho

“Continuamos por cá”

Maria Rijo | Rede de Bibliotecas Municipais de Loures

“Biblioteca Municipal de Pombal… à distância de um clique!

Nelson Pedrosa e Daniela Martins | Biblioteca Municipal de Pombal

webinar