Acesso Rápido

ODS3

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

O ODS 3 visa garantir a saúde e promover o bem-estar em todas as idades, melhorando a saúde reprodutiva, materna e infantil; pôr termo às epidemias das principais doenças transmissíveis; e reduzir as doenças não transmissíveis e mentais. Apela igualmente à redução dos fatores de risco comportamentais e ambientais para a saúde.

Metas

Metas globais para as quais podemos contribuir a nível local:

3.1. Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 000 nados-vivos

3.2. Até 2030, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países empenhados em reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1 000 nados-vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1 000 nados-vivos

3.4. Até 2030, reduzir num terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar

3.5. Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e o uso nocivo do álcool

3.6 Até 2020, reduzir para metade, a nível global, o número de mortos e feridos devido a acidentes rodoviários

3.8. Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais para todos de forma segura, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis

Boas práticas do Município

A “Chegada da Primavera ao Centro Histórico”, é um projeto artístico e comunitário que procura promover os núcleos museológicos e incentivar à visitação do Centro Histórico da Cidade de Pombal. Integra uma instalação de arte coletiva, composta por obras alusivas à primavera, inspiradas em ícones do artesanato nacional ou na época barroca, e obras da autoria dos estabelecimentos de ensino, ATL´s, IPSS´s, Lares do Concelho de Pombal, Lojistas da Zona Histórica da cidade e Amigos do Museu. Trata-se de uma exposição que procura potenciar o envolvimento da comunidade, a dinamização do centro histórico da cidade de Pombal, tornando-o mais atrativo e florido, fomentar a visitação da cidade e dos seus núcleos museológicos.

O projeto Eu sou no MusEU, é um projeto de continuidade de intervenção social, com vista à promoção do bem-estar e integração social dos doentes de Alzheimer e outras demências, o seu estímulo a nível cognitivo e o apoio aos seus cuidadores, mediante a fruição e interpretação de obras de arte do Museu.

O programa Pombal em Movimento resulta de um protocolo com os ginásios do Concelho que permite a toda a população de uma forma gratuita o acesso a atividades físicas e desportivas, tentando contribuir desta forma para o bem-estar da mesma.

O programa Desporto para Todos, é um programa promovido pelo Município de Pombal, que tem como objetivo proporcionar à população mais idosa, de uma forma atrativa e gratuita, um plano de atividade física orientada e regular, por forma a promover o seu bem-estar físico e psicológico.

O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) consiste na criação de uma bolsa de Operadores de DAE (OpDAE) Municipal e irá permitir instalar 20 equipamentos em todo o Conselho de Pombal.

A Oficina do Traje Histórico é um Projeto comunitário, de intervenção social que consiste na criação de réplicas de trajes do séc. XVIII, com vista à criação de um guarda-roupa de época, para utilização em eventos de recriação histórica e atividades educativas e de animação do Museu Marquês de Pombal. Um projeto sustentável que tem como principais objetivos: promover o envelhecimento ativo; uma educação permanente que ajude ao bem-estar físico e psicológico dos participantes; a criação de um espaço de formação e desenvolvimento pessoal, educando para o lazer criativo; aumentar o círculo de relações sociais dos participantes; fomentar a participação social; promover a reutilização e transformação de materiais diversos (tecidos e acessórios); e desenvolver uma atitude crítica e positiva perante a vida.

Boas práticas da Comunidade

O Centro Educativo para Séniors de Pombal, é um projeto do AGEING@LAB – Laboratório Internacional de Estudos Sobre o Envelhecimento, que detém como objetivo a intervenção na comunidade através do desenvolvimento de atividades de estímulo destinadas a idosos não-institucionalizados do Concelho de Pombal, sendo estas totalmente gratuitas e organizadas por ateliers que vão ao encontro do diagnóstico inicial e necessidades identificadas, nomeadamente: Saúde e Bem-estar (enfermagem/nutrição/yoga/zumba); Ciências das Artes (música/criatividade/leitura); Ginásio da Mente (estimulação cognitiva); MOVE-TE (exercício físico;) Literacia Digital; e Línguas do Mundo (alfabetização/Inglês).

O Saúde em Casa atua na prevenção de fragilidades associadas ao envelhecimento, aliando cuidados de saúde e sociais no domicílio, em segurança, com conforto e de forma personalizada. Tem como objetivos: Promover e reforçar nos idosos a sua independência e autonomia física /cognitiva, contribuir para o ageing in place, combater o isolamento, a exclusão social, incrementar a inclusão digital.

O Programa Nacional de Municípios Promotores de um Envelhecimento Ativo e Feliz, através de Jogos Terapêuticos adaptados à comunidade geriátrica e úteis para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora. Este é um programa de Ação-Investigação sobre as problemáticas da longevidade, com um foco específico na intervenção e avaliação através do conceito de Playfullness, nomeadamente através do conceito do Jogo Terapêutico. Enquadrado na reflexão e a partilha de contributos para a definição de políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos.

L.U.I.S.A. – Unidade de Apoio e Intervenção no Luto é composto por uma equipa multidisciplinar que tem como objetivo fulcral criar um serviço de proximidade com uma intervenção diferenciada no processo de luto, diagnóstico de doença oncológica e/ou traumas.

A Laços Eternos é uma associação sem fins lucrativos e que tem por finalidade acompanhar pais e irmãos em vivência de luto. O apoio prestado é feito em grupos de entreajuda ou por acompanhamento individual presencial ou por chamada/videochamada.

Café Memória tem por missão proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, em sessões estruturadas não clinicas num espaço informal e ambiente protegido do estigma social, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e redução do isolamento social.

Dê o seu contributo

Todos podemos contribuir para a concretização do objetivo “xxx” 

 – Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail. 

– Sempre que divulge uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #pombalODS 

  

Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail ods@cm-pombal.pt