Acesso Rápido
 

CNE Agrupamento 1244 Louriçal

CNE Agrupamento 1244 Louriçal

História

A primeira data digna de registo na nossa história remonta ao ano de 1993 no dia 29 de Outubro, sendo Assistente e pároco do Louriçal, o Padre Brito que com um pequeno grupo de jovens concretiza a criação deste agrupamento, após a semente ter sido lançada pelo Prof. Belmiro na área projecto da disciplina que leccionava no Instituto D. João V.

Este projecto foi apadrinhado pelo agrupamento 471 da Mata Mourisca, nosso vizinho que nos ajudou a dar os primeiros passos na aplicação da metodologia escutista. É sempre bom ter a ajuda amiga e disponível de um agrupamento vizinho. De realçar que os primeiros acampamentos foram realizados conjuntamente. Foi também com eles que assistimos e realizamos as primeiras promessas. Sendo positivo para o crescimento dos escuteiros a existência de intercâmbio entre os agrupamentos.

Actividades, Projetos e Participações em 2015

Atividades Gerais

    • AKIAZAP- Atividade de escuteiros da zona de apoio pedagógico Sul, engloba  agrupamentos, nomeadamente: Louriçal, Carriço, Mata Mourisca, Pombal, Penela, Chão de Couce, Ferreira do Zêzere, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos. Esta atividade realizou-se no dia 23 de novembro e contámos com a presença de 350 escuteiros, que neste dia tiveram oportunidade para ficar a conhecer um pouco da história, riqueza e monumentos da nossa bela vila.

 

 

    • Peregrinação a Santiago de Compostela, realizada pelos caminheiros do nosso agrupamento, jovens que ao longo de 7 dias de peregrinação por caminhos pedrestes, tiveram oportunidade para partilharem vivências e sonhos.

 

 

    • Campanha de solidariedade denominada de “Mão Amiga” que visa ajudar as pessoas mais necessitadas em questões tão simples como mudar uma lâmpada ou ajudar a ir às compras, por exemplo. Neste projeto contámos com o apoio da Junta de freguesia do Louriçal.

 

    • Criação de uma parceria com a Escola BigSchool de forma a dotar os nossos escuteiros de conhecimentos musicais, fomentando assim a animação das nossas atividades.

 

Atividades Comunitárias 

    • Este ano voltámos a estar presentes em atividades que fortalecem o espírito de humildade e de serviço dos Escuteiros. Na continuação dos anos anteriores voltámos a participar nas festas de Natal de várias instituições do Louriçal. Visitámos, ainda, vários idosos, que vivem sozinhos e desenvolvemos várias atividades com o convento do Louriçal. Executamos o presépio em parceria com a Junta de Freguesia do Louriçal.

 

Atividades de Serviço Público 

Cada vez mais temos consciência de que o escutismo só faz sentindo se manifestar no serviço aos outros e à comunidade em que estamos inseridos, pelo que o Agrupamento desenrolou várias atividades, umas autonomamente e outras em sintonia e colaboração com organizações diversas, em que das quais destacamos:

 

    • Limpeza da Praia do Osso da Baleia (atividade integrada nas iniciativas comemorativas do Dia Mundial do Ambiente, levada a cabo pela Câmara Municipal de Pombal);
    • Manutenção da rota dos moinhos no Louriçal com a Junta de Freguesia do Louriçal na zona da Ribeira de Santo Amaro;
    • Executamos o peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro na freguesia do Louriçal;
    • Participamos na angariação de fundos para a Cáritas;
    • Participação ativa nas festas religiosas da Paróquia, com especial destaque para as festas de Santiago e da Nossa Senhora da Boa Morte;
    • Organização, divulgação e acompanhamento das dádivas de sangue feitas ao Instituto do Sangue na Freguesia do Louriçal;
    • “ Projeto Rios”, um projeto da Agenda 21 Local cujo principal objetivo passa pela manutenção e monitorização de um troço do rio que passa junto da vila.

A Associação na Internet
Contactos

Morada: Rua Instituto D. João V nº44 Casal Mouro 3105-157 Louriçal

Responsável: Ana

Telefone: 961 781 664

E-mail: ana.flores@sapo.pt

Responsável: João Cordeiro

Telefone: 964 410 592

E-mail: jcordeiro1244@sapo.pt

E-mail: joao.cordeiro@novobanco.com

 

Localização:

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X