Acesso Rápido

Espaço maker

De acesso gratuito, o “DOING Pombal – espaço maker” irá complementar todos os outros serviços que a Biblioteca Municipal de Pombal já oferece aos seus utilizadores, direcionado para a criatividade e para a experimentação, mas também para a inclusão social, uma vez que irá seguir a filosofia do movimento Maker, isto é, “a biblioteca é transformada num espaço onde se trabalha junto a outros, onde se experimenta, joga e aprende, a biblioteca transforma-se em espaço de aprendizagem e de relação com a comunidade. Este espaço passa a ser visto como gerador de conhecimento que a biblioteca pode depois difundir”.

O “DOING Pombal – espaço maker” é um local com valências diferenciadas, impressão 3D, recicláveis (papeis e plásticos), pequena robótica, desafios elétricos, permitindo ao utilizador fazer, criar, mudar. A implementação e disponibilização destas valências resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Pombal e a Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro.”

 

Este novo espaço de experiências pretende contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e criatividade dos seus utilizadores, oferecendo simultaneamente workshops e ateliês, experiências de formação, entre outras ações que contribuirão para consolidar a biblioteca como um espaço de formação não formal e de aprendizagem ao longo da vida.

 

Tendo por base o conceito STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics pretende-se incentivar os alunos, crianças, jovens, adultos ou séniores a criar, partilhar, experimentar, sem medo de falhar e tentar novamente, assim como os inovadores mais incríveis do mundo fazem nos seus laboratórios ou oficinas todos os dias.

 

Um espaço de produção criativa que relaciona arte com ciência e engenharia. Neste makerspace o público pode manipular tecnologias digitais e analógicas para explorar ideias, aprender técnicas e criar novos produtos. A sua programação inclui atividades diversificadas, em diferentes formatos, permitindo vários níveis de interação com públicos de todas as idades.

O Dóing Pombal está equipado com máquina de corte, impressora 3D, máquina de gravação a laser, diversos equipamentos oficinais e educativos abrangentes que tanto permitem fazer programação mais avançada, como desenvolver ideias mais simples. Contudo, partindo do conceito de espaço dinâmico e aberto à participação de toda a comunidade, a médio prazo será dotado de novas valências ao nível do digital, com a implementação de equipamentos para a produção e tratamento de projetos na área do audiovisual, onde se destaca a imagem/vídeo captação, registo e edição, bem como na área do áudio, assumindo-se como um espaço funcional, com valências na área da rádio, cinema, televisão e multimédia.

 

Pretende-se que este espaço, para além de disponibilizar o acesso a tecnologias e ferramentas, potencie também a partilha de conhecimento e criação de sinergias com foco na criatividade e inovação. Para além dos programas disponibilizados, com o apoio permanente da equipa técnica da Biblioteca Municipal de Pombal, este espaço apela à livre produção, deixando a criatividade e o pensamento fluírem livremente. Aqui todos os utilizadores são livres de construir os seus projetos, trocar experiências e ideias que possam gerar a inovação e o empreendedorismo.

 

Dentro de uma basta panóplia de ofertas, num primeiro momento será disponibilizado um programa assente na valorização da descoberta, inovação, experiência e novidade.

 

O DŌING Pombal – espaço maker, aberto ao público desde o dia 24 de Outubro de 2019, está instalado na Biblioteca Municipal de Pombal

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X