Acesso Rápido
 

Projetos Educativos


HERÓIS DA FRUTA

No âmbito dos projetos desenvolvidos pela APCOI – Associação Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil, o Município de Pombal investiu em diversas vertentes do programa “Heróis da Fruta”:

  • Impressão de materiais pedagógicos para todas as turmas: cartazes (tamanho A2) com o “Quadro de Mérito” e respetivas “Estrelas” a colocar em sala de aula, para preencher diariamente consoante o consumo de fruta.
  • Gestão e introdução dos dados recolhidos pelos professores na “área reservada” da plataforma on-line (questionários iniciais/finais e quadros de mérito iniciais/finais).
  • Deslocação da nutricionista às escolas envolvidas e dinamização de atividades com as diversas turmas: atividade com componente teórica (abordando a “missão dos heróis da fruta” e os seus “mandamentos”) e prática (preparação e confeção de “pizza de fruta” por parte das crianças).
  • Apoio na gravação e edição dos vídeos do Hino da Fruta: deslocação de técnicos do Município às escolas para gravar e posteriormente editar os hinos elaborados e ensaiados pelos docentes e crianças.

 




Heris_da_fruta

Em 2014-2015, o Município de Pombal associou-se ao projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», iniciativa gratuita de sensibilização para a importância dos hábitos alimentares saudáveis na prevenção do excesso de peso e restantes doenças associadas, promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Esta é uma iniciativa de educação para a saúde que inclui um programa de âmbito nacional que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta no lanche escolar, uma vez que o atual consumo se situa muito abaixo do recomendado.

 

ESCOLAS DE POMBAL COM TRABALHOS A VOTAÇÃO NOS “HINOS DA FRUTA” DO PROJETO HERÓIS DA FRUTA
Está a decorrer a 2ª etapa do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), coma realização do concurso “Hinos da Fruta”, que conta com a participação de duas Escolas de Pombal, a EB1 do Escoural e a EB1 de Santiago de Litém.

 

Nesta segunda etapa, que visa a mobilização dos adultos, as crianças partilham o que aprenderam sobre a fruta com as suas famílias e comunidades locais, convidando os adultos para ver, ouvir e votar (televoto) no seu “Hino da Fruta”, transportando assim as importantes lições sobre alimentação saudável da escola até casa.

 

hinosdafrutabanner

 

 

Programa para o concelho de Pombal

EB1 de Santiago de Litém:

– Dia Mundial da Alimentação

– Dia do Bolinho

– Magusto

– Arco Íris e Espetadas de Fruta

EB1 do Escoural:

– Arco Íris de Fruta


PARE
Brevemente…

ecoescolas_imagem

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE.

 

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

 

O programa Eco-Escolas conta com a parceria do município de Pombal desde o ano letivo 2002-2003.

O Município de Pombal promove o programa Férias Ativas com o principal objetivo de apoiar as famílias na ocupação dos tempos livres dos seus educandos durante as interrupções letivas de Natal, Páscoa e Verão, proporcionando um conjunto diversificado de atividades destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos.

 

O programa engloba iniciativas culturais e desportivas e contempla oficinas pedagógicas e workshops nas áreas da educação para a cidadania, educação artística, educação ambiental e educação alimentar, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento social e para a formação integral de todos os participantes, incutindo-lhes valores cívicos, autonomia e responsabilidade, conhecimento da realidade do território onde se inserem.

CONCURSO MUNICIPAL DE IDEIAS 2014/2015

concurso_ideias

A CIMRL -Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, à qual pertence o Município de Pombal, desenvolve anualmente uma edição do programa Empreendedorismo nas Escolas com o objetivo de sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo.

 

A execução deste programa conta com a participação de alunos e dos respetivos professores, assessorados por técnicos capacitados na criação e maturação de uma ideia de negócio.

 

Numa primeira fase, decorre um Concurso Municipal de Ideias dirigido a alunos do ensino secundário e profissional, com o objetivo de premiar as 3 melhores ideias de cada um dos 10 municípios associados da CIMRL.

 

O vencedor de cada Município terá depois a oportunidade de participar num Concurso Intermunicipal de Ideias que apurará anualmente as 3 melhores ideias da Região de Leiria.

                                                        PROMOTORES

PROJETO

                     Aluno                       Ano                 Escola
                Rui Rainho        2º ano Mecatrónica                  ETAP               RestPad
Rafael Mendes

Ricardo Gonçalves

        2º ano Mecatrónica                  ETAP        GroupController
Emanuel Antunes

Manuel Prata

António Silva

2º ano

Mecatrónica

                   ETAP             EcoCharge
         Miguel Gonçalves2º ano

Mecatrónica

                   ETAP               SunPower
Yurij Shevchuk

João Pedrosa

3º ano

Mecatrónica

                    ETAPPHP

Power Help Point

Ricardo Morgado

Nelson Peralta

2º ano

Manutenção Industrial / Mecatrónica

Automóvel

                     ETAP               SmartKey
          Ana Rita Baleizão3º ano

Técnico de informática e gestão

Escola Secundária

Pombal

GEP

Gestão de Estágios

Profissionais

           Ivan Dunets3º ano

Técnico de Informática e Gestão

Escola Secundária

Pombal

               Encodearts

Brevemente…

lik

Em colaboração com o Centro de Respostas Integradas de Leiria da Administração Regional de Saúde, o Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana e o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, O Município de Pombal lançou em 2015 o Programa Like Saúde – Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, que tem como principais objetivos:

  • contribuir para a prevenção do consumo de substâncias psicoativas em meio escolar, através de estratégias de trabalho integrado e continuado com alunos,  professores e famílias;
  • contribuir para a melhoria do estado de saúde global dos jovens pombalenses, através da definição de políticas claras em matéria de controlo de consumos de substâncias aditivas.

O Programa Like Saúde pretende que a Comunidade Educativa reconheça, ao longo do percurso escolar dos alunos, os riscos do consumo de substâncias psicoativas, como o álcool, o tabaco e outras drogas, e a sensibilize para a necessidade de promoção e manutenção de uma vida saudável, alertando para as consequências do uso de drogas e os seus efeitos ao nível da integridade física e psíquica dos jovens.

O Programa conta com a parceria de 10 entidades:

  • Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral
  • Agrupamento de Escolas da Guia
  • Agrupamento de Escolas de Pombal
  • Agrupamento de Escolas Gualdim Pais
  • ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal
  • Instituto D. João V
  • Colégio Cidade Roda
  • Colégio João de Barros
  • Externato Liceal de Albergaria dos Doze
  • CENFORMAZ – Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere
A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X