Pombal lança a primeira Slingoteca Municipal em Portugal

.

No Dia Internacional da Felicidade, celebrado nesta quarta-feira, dia 20 de março, Pombal testemunhou um marco histórico com a inauguração do Gabinete de Apoio à Família e Parentalidade do Município, sob a coordenação  da Psicóloga Mariana Meiavia e que será um serviço de apoio especializado dirigido às famílias com crianças e/ou adolescentes, vocacionado para a prevenção, promoção de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.

O espaço, situado junto à Escola Secundária de Pombal, disponibiliza um conjunto de valências, tais como, a capacitação parental, consultoria parental, o Banco do bebé, o programa de incentivo à Natalidade “Berço Feliz” cujo regulamento se encontra em consulta pública e a primeira Slingoteca Municipal a nível nacional.

Espera-se que esta resposta complemente os serviços já prestados às famílias em Pombal, através de uma ação conjugada entre os diferentes parceiros da comunidade com responsabilidade social a este nível.

Tendo sido a visionária da Slingoteca, a Enfermeira Lucília Ribeiro, pioneira e idealizadora do projeto Mamã Natureza, foi a convidada especial desta inauguração.

No seu discurso inspirador, destacou a importância da parentalidade consciente e anunciou com entusiasmo a primeira Slingoteca Municipal do país.

Lucília Ribeiro, uma enfermeira mestre em saúde pública e comunitária, apresentou a sua visão para o futuro da parentalidade num mundo em constante evolução. Ela enfatizou os desafios sociais enfrentados pelas famílias modernas, desde a rápida evolução da tecnologia até a diversidade crescente nos modelos familiares.

“A parentalidade positiva emerge como uma abordagem fundamental para enfrentar esses desafios e criar um ambiente saudável e próspero para as gerações futuras”, declarou. Ressaltou a importância de fornecer suporte e recursos para os pais, promovendo assim o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.

A Slingoteca Municipal é uma extensão tangível desse compromisso com a parentalidade consciente. Esta iniciativa inovadora visa proporcionar às famílias acesso a uma variedade de porta-bebés e slings, promovendo o babywearing como uma prática benéfica para o desenvolvimento infantil. “O ato de carregar o bebé junto ao cuidador, conhecido como babywearing, tem sido associado a vários benefícios para o desenvolvimento cerebral infantil”, explicou Lucília Ribeiro.

Ao oferecer uma gama de opções de sling, a Slingoteca Municipal permite que as famílias experimentem e escolham o método que melhor se adapte às suas necessidades e preferências. Além disso, esta iniciativa não apenas fortalece os laços entre pais e filhos, mas também promove uma comunidade mais unida, onde o apoio mútuo e o crescimento pessoal são valorizados.

“A slingoteca pretende promover não apenas o contato físico entre pais e filhos, mas também o colo entre famílias”, destacou. “Quando uma comunidade se une para apoiar e ajudar uns aos outros, estamos a cultivar um ciclo infinito de crescimento e a fortalecer os alicerces de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.”

Neste dia marcante, Pombal não apenas celebrou a inauguração de uma Slingoteca Municipal, mas também abraçou um novo capítulo na jornada em direção a uma parentalidade consciente. Através de iniciativas como esta, a comunidade local está a moldar o futuro para as gerações vindouras, onde o cuidado, o apoio e o amor são os pilares fundamentais da criação dos nossos filhos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, este é um projeto muito importante que visa contribuir para tornar Pombal um território atrativo à fixação de jovens casais, com respostas concretas aos desafios das novas gerações.

Pombal, 21 de março de 2024