Pombal cria Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade

.

Prestar serviços de apoio especializado dirigido às famílias com crianças e/ou adolescentes, vocacionado para a prevenção, promoção de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, é a missão do Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade (GAFP) criado pela Câmara Municipal de Pombal.

A visão desta resposta inovadora surge no âmbito do Plano de Ação Pombal 2030 que define a estratégia de desenvolvimento do concelho de Pombal, concorrendo para o objetivo estratégico de tornar Pombal um concelho mais coeso e inclusivo, concretizando a ME. 10.01 referente à criação de um território atrativo e inclusivo para as famílias.

O GAFP, que será assegurado por técnicos da Unidade de Projetos Educativos e Divisão de Desenvolvimento Social, enquadra-se, igualmente, com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, nomeadamente, para os ODS 1, 2, 4, 5, 10 e 17.

Tendo como destinatários famílias com crianças e/ou adolescentes dos 0 aos 18 anos, residentes no concelho de Pombal, o Gabinete contará com diversos serviços, nomeadamente: Consultoria Parental; Banco do Bebé; Slingoteca; e o Programa de Apoio e Incentivo à Natalidade “Berço Feliz”.

Contará ainda com programas de Capacitação Parental direcionados para famílias com crianças em diferentes faixas etárias: “Mais Família, Mais Criança”, dos 3 aos 9 anos; “Mais Família, Mais Jovem”, dos 10 aos 18 anos; e, “Crianças no Meio do Conflito”- programas da autoria de Maria Filomena Gaspar, Madalena Alarcão e Joana Sequeira (FPCE-UC).

A criação do Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade concretiza um dos compromissos assumidos pelo atual Executivo Municipal, presidido por Pedro Pimpão, com todos os pombalenses, traduzido numa nova ambição para promover um ambiente propício e acolhedor para as famílias, incentivando a parentalidade consciente. Designadamente para prestação de apoio e aconselhamento especializado, com o objetivo de capacitar e promover competências parentais.

Pombal, 18 de março de 2024