Pombal em destaque em relatório das Nações Unidas sobre Agenda 2030

O Município de Pombal surge em destaque, por diversas vezes, num relatório produzido pela CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos, associação internacional que abrange cidades, governos locais e regionais e associações municipais em todo o mundo. Um documento sobre o progresso dos governos locais e regionais na implementação e monitorização da Agenda 2030 e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este relatório foi apresentado no Fórum Político de Alto Nível, que teve lugar a 13 de julho em Nova Iorque, sobre os auspícios das Nações Unidas, contando com a presença de diversos presidentes, representantes governamentais e membros das Nações Unidas.

O documento oferece uma análise aprofundada da monitorização dos ODS a nível local nos países que este ano estão a apresentar o seu Relatório Voluntário Nacional, nomeadamente Portugal.

A publicação destaca nomeadamente o Observatório Local dos ODS do Município de Pombal, lançado há sete meses, e a estratégia de comunicação e envolvimento da administração local e da sociedade civil. Adicionalmente, o projeto das Aldeias de Calcário foi considerado uma boa prática no âmbito do ODS11 que objetiva a construção de cidades e comunidades sustentáveis.

O documento está acessível em: https://powerofwe.uclg.org/new/from-local-action-to-global-impact-how-localizing-sdg-11-empowers-communities-for-sustainable-transformation/

Pombal, 18 de julho de 2023