Câmara investe 800 mil euros em Parque Verde do Louriçal

A Câmara Municipal de Pombal aprovou a abertura de concurso público para a edificação do Parque Verde do Louriçal, num investimento a rondar os 800 mil euros. O projeto enquadra-se na estratégia municipal de dotar o concelho com uma rede de parques verdes em todas as freguesias, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e o bem-estar da população.

A proposta pretende criar um espaço de referência na região, ímpar na sua simplicidade estrutural e de aproximação direta à natureza e ao património histórico, articulando acessos existentes, promovendo o sentimento de segurança e conforto entre os utilizadores, assim como valores de biodiversidade e de conservação da natureza.

A área de intervenção, com aproximadamente 5500 m2, corresponde aos espaços envolventes ao Aqueduto, próximo do Convento, do centro histórico e da zona de expansão urbana do Louriçal, que este ano comemora o 30º aniversário de elevação a vila.

Os trabalhos previstos abrangem, sucintamente, a construção de um edifício de apoio às atividades desenvolvidas no jardim, destinado a instalações sanitárias, uma zona central com equipamentos infantis e geriátricos, um espelho de água com fonte interativa, iluminação pública, zonas ajardinadas e arborizadas e, diversos percursos pedonais. Dos trabalhos fazem parte, igualmente, um parque de merendas, bolsa de estacionamento e área de acampamento.

“O nosso foco prioritário é, realmente, a atividade económica, mas, paralelamente, também temos de cuidar das pessoas que vivem em Pombal e daquelas pessoas que querem vir viver para o nosso concelho e é por isso que, em cada uma das freguesias, nós vamos criar estes espaços de fruição familiar e comunitária”, considera o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.

Pombal, 12 de maio de 2023