Acesso Rápido

Pombal é o Município mais sustentável do País

Pombal é o Município mais sustentável do País

 

O Município de Pombal apresenta um percurso cada vez mais consistente no caminho da sustentabilidade tendo registado a pontuação mais elevada alguma vez alcançada no programa Bandeira Verde ECOXXI, sendo o primeiro município a integrar o escalão do índice igual ou superior a 90%.

Há 16 anos que Pombal participa no programa promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tendo obtido a melhor pontuação do país nas últimas três edições. Este ano candidataram-se ao galardão 59 municípios que foram avaliados em 21 indicadores e mais de 70 sub-indicadores, que contribuíram para medir o grau de concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 14 instituições, atribuiu a mais elevada pontuação a Pombal nos indicadores: Promoção da educação ambiental/EDS por iniciativa do município; Sustentabilidade nas zonas balneares; Transparência, digitalização e conectividade; Saúde e bem-estar; Ordenamento do território: espaços públicos, planeamento e requalificação urbana; Mobilidade sustentável; e, Agricultura sustentável e desenvolvimento rural.

O município destacou-se, ainda, nos indicadores de Cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente de promoção do desenvolvimento sustentável; Gestão e conservação da floresta; Qualidade do ar e informação ao público.

Durante a cerimónia de divulgação de resultados, realizada em Ermesinde, Nuno Salvador, Chefe de Divisão de Informática, Modernização Administrativa e Serviços Inteligentes do Município de Pombal apresentou as boas práticas do município em termos de transparência, digitalização e conectividade.

Pombal, 31 de outubro de 2022