Acesso Rápido

Mira Amaral faz reflexão no lançamento do futuro Plano Estratégico

Mira Amaral faz reflexão no lançamento do futuro Plano Estratégico

 

O Município de Pombal vai realizar na próxima sexta-feira, 21 de outubro, uma sessão pública de lançamento do futuro Plano Estratégico Pombal 2030 que contará com uma reflexão proferida por Luís Mira Amaral sobre “A importância das autarquias como agentes fundamentais no desenvolvimento económico dos territórios”. A iniciativa decorrerá às 11h00 no Café Concerto, edifício do Teatro-Cine de Pombal.

Aquela sessão pretende fazer uma abordagem concisa e cirúrgica sobre a importância do Plano Estratégico Pombal 2030, as suas oportunidades e desafios. No mesmo momento será feita igualmente uma breve apresentação sobre os objetivos e abordagem metodológica a desenvolver pela equipa técnica envolvida no processo de elaboração do Plano Estratégico.

O Plano Estratégico Pombal 2030 assumir-se-á como um documento de referência, regulador e orientador do desenvolvimento pretendido para o concelho de Pombal, no horizonte 2030, tendo por base objetivos gerais e específicos, refletores da estratégia de desenvolvimento preconizada para o território, que se irão traduzir em indicadores e metas, concretizadas através de projetos/atividades/serviços.

Esta estruturação deverá ser acompanhada por uma matriz de priorização e enquadramento temporal, indicação de parcerias de desenvolvimento, envolvimento dos atores internos à organização (decisores, responsáveis e técnicos), mecanismos de monitorização, plano de financiamento, e modelo(s) de governação.

A elaboração do documento resulta da necessidade de potenciar o território concelhio, através da implementação de uma estratégia globalizante, holística, integradora, de modernidade e de sustentabilidade, em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, orientada para a ação e que estabeleça as prioridades de desenvolvimento do concelho na década 2030, tendo subjacente a agenda política para a década, programas e instrumentos orientadores e de financiamento internacionais, nacionais e regionais, designadamente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Portugal 2030, entre outros mecanismos, capazes de regular e orientar o desenvolvimento do concelho a médio/ longo prazo.

Pombal, 18 de outubro de 2022