Acesso Rápido

Secretário de Estado da Educação preside a jornadas que juntam comunidade escolar

Secretário de Estado da Educação preside a jornadas que juntam comunidade escolar

 

O secretário de Estado da Educação, António Leite, e o Presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, participarão na sessão de abertura das Jornadas de Educação que o Município de Pombal irá realizar, entre 12 e 14 de setembro, sob o tema “Crescer com Sentido|s|”.

A iniciativa visa assinalar o início do novo ano letivo através da interlocução entre investigadores e especialistas, docentes e não docentes, técnicos e encarregados de educação, neste ano particularmente desafiante em que se operou a transferência de competências em matéria de educação para as autarquias e se começa a inverter paulatinamente o ciclo de perda de alunos.

Reconhecendo a importância de uma abordagem tão holística quanto possível das aprendizagens, com vista a um melhor entendimento dos desafios da educação contemporânea, o Município de Pombal tem apostado no desenvolvimento de contextos educadores no sentido mais abrangente, transversais a várias competências do saber ser, do saber fazer e do saber estar.

Pela primeira vez na história, pudemos, em 2022, estender a intervenção do município em todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, com a entrada em funcionamento do Núcleo de formação de Pombal do Instituto Politécnico de Leiria.

Crescer com sentido, valorizando percursos e desenvolvendo recursos que façam a diferença no futuro das novas gerações, em parceria e proximidade, só é possível se estivermos abertos a novas abordagens e metodologias, se promovermos conjuntamente ações diferenciadoras, propícias ao desenvolvimento do bem-estar em diferentes domínios, seguindo juntos e colaborando em rede, com as escolas – que terão também a oportunidade de apresentar as suas boas práticas no dia 12 de setembro – e com toda a comunidade.

Todos os interessados em participar, incluindo entidades, deverão submeter a sua inscrição até ao dia 8 de setembro, através do link: https://forms.gle/9QCifA7MV4zAe27X9

Pombal, 5 de setembro de 2022