Ministro da Cultura preside à abertura das Festas do Bodo

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, presidirá à sessão solene de abertura das seculares Festas do Bodo, que terá lugar na próxima sexta-feira, 29 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As Festas do Bodo, cuja organização se encontra atualmente a cargo do Município de Pombal, da Empresa Municipal PMUGEST e da Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom), constituem uma marca de referência no calendário regional de eventos e têm vindo a granjear projeção regional.

O evento reflete, para além da tradição popular que lhe está associada, o desenvolvimento e as potencialidades dos empreendedores pombalenses no campo da competitividade e inovação, que assumindo o seu carácter religioso, tem a sua principal manifestação na secular procissão em honra de Nossa Senhora do Cardal, no último domingo de julho.

Após dois anos de interregno, as Festas do Bodo regressam fiéis à sua tradição cultural e como um local de encontro e de partilha que contribui para reforçar a identidade e notoriedade de Pombal e das suas gentes.

O programa para esta edição de 2022 evidencia a importância do Bodo enquanto festa popular, de cariz religioso e tradicional, aliando diversas atividades, desde provas desportivas, entretenimento, mostra de atividades económicas, bem como uma variedade de eventos sociais, culturais e educativos.

A receção ao ministro da Cultura acontecerá pelas 17h30 da próxima sexta-feira, 29 de julho, no edifício dos Paços do Concelho, onde terá lugar o Hastear das Bandeiras, acompanhado do Hino Nacional tocado pela Filarmónica Artística Pombalense.

Seguir-se-á a sessão solene do Salão Nobre dos Paços do concelho com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, e do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Após uma visita à exposição alusiva ao centenário do Sporting Clube de Pombal, decorrerá a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município de Pombal e a Associação Portuguesa de Imprensa (API), que visa a implementação de ações de capacitação da literacia digital e de luta contra a desinformação, com o intuito de contribuir para o conhecimento de ferramentas e princípios que permitam aos mais jovens e aos mais idosos, residentes no concelho de Pombal, contribuírem ativamente para uma sociedade informada com isenção e baseada no conhecimento jornalístico plural e diverso difundido pelos jornais regionais e locais.

O ministro da Cultura visitará, igualmente, o Museu Marquês de Pombal e a Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, bem como o espaço de mostra de atividades económicas, onde será apresentado, no espaço do município, um projeto de Realidade Virtual com óculos, em que os cidadãos poderão experimentar a visualização de alguns pontos de interesse do concelho, numa parceria com a NOS.

Pombal, 22 de julho de 2022