Bodo regressa para o encontro e reencontro da comunidade

As seculares Festas do Bodo irão regressar a Pombal, de 28 de julho a 2 de agosto, com um programa diversificado e intergeracional, promovendo encontros e reencontros de toda a comunidade. A organização está a cargo da Câmara Municipal, da empresa municipal PMUGest e da Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom).

Após dois anos de interregno, devido ao contexto de pandemia, aquelas que são consideradas as festas mais vividas pela comunidade pombalense, irão manter a sua matriz: festa do povo para o povo. Uma popularidade que ainda hoje perdura, talvez com um espírito já diluído no tempo, mas preservando a tradição de serem consideradas as festas mais importantes do concelho de Pombal.

As festas mantêm a sua essência associada à devoção da Nossa Senhora do Cardal, o que faz com que haja uma forte ligação de toda a comunidade às celebrações religiosas, com o ponto alto a acontecer ao final da tarde do último domingo de julho (dia 31) com a celebração de Missa Solene em Honra da Nossa Senhora do Cardal, seguida de grandiosa procissão pelas ruas da cidade, com as tradicionais insígnias de todas as Capelas da Paróquia.

Bodo também é economia. Daí que nos vários espaços destinados para o efeito, marcarão presença mais de 120 expositores, essencialmente empresas e produtores locais, que terão uma oportunidade para promoverem os seus negócios, produtos e serviços.

Assim como as diversas instituições e associações que, este ano no Jardim das Tílias, poderão apresentar a todos os visitantes o trabalho e atividades que desenvolvem.

Como o Bodo é uma festa para famílias, será criado um Bodo dos Pequeninos, no espaço exterior às piscinas municipais, com a instalação de uma quinta pedagógica e diversas atividades recreativas e lúdicas, com destaque para os concertos “Super Wings / Clube Panda” e “Banda Andrómeda”.

Quanto aos espetáculos musicais, serão distribuídos por dois palcos, ambos com entradas gratuitas. Pelo palco principal (instalado no Largo do Arnado) passarão Dino D’Santiago, Pedro Abrunhosa, Wet Bed Gang, Anjos, Os Quatro e Meia (com as convidadas Bárbara Tinoco e Carolina de Deus), Micaela e Quim Barreiros.

Espetáculos que servirão, também, como montra dos artistas locais, que abrirão cada um dos espetáculos: Quinta-feira 12, GU.TA, Hora H e ISSA BELLA.

Por sua vez, durante os seis dias, atuarão “Dj’s” que prolongarão a festa pela noite dentro: Dj Lino F, Dj Vito M, Dj Fifty, Angel Deejay & Nuno Fernandez, Smells Like 90’s, Dj NS, Dj Zanova, Dj Xandi, No Maka, Dj Kiko e Dj Cazé.

Por sua vez, pelo palco instalado no Jardim do Cardal, passarão Santos da Casa, Jubilate Deo (Orquestra Nacional de Jovens com Coro Municipal Marquês de Pombal e Coro Sinfónico Inês de Castro), Filarmónica Artística Pombalense com a participação de João e Ricardo Silva, Tiago Silva com a convidada Íris Silva, e Pé Fresco.

Mantendo a tradição, a noite de domingo (31 de julho) no Jardim do Cardal será animada com o Festival de Folclore, que contará com a participação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso, Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos (Abrantes), Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas (Santarém) e o Rancho Típico de Pombal.

Já os populares “Bailes na Pérgula” serão abrilhantados pelos teclistas Carlos Monteiro, Tomané, Artur João e John Mitchell.

Como o Bodo é também desporto, será realizado um jogo de futebol entre o Sporting Clube de Pombal e Biscarrosse (cidade francesa geminada com Pombal), ambas equipas a celebrarem em 2022 o seu centenário. Haverá ainda um passeio BTT – Circuito Fornos do Bodo para além de outras atividades.

Destaque para o atletismo com a Prova do Bodo, Corrida das Farturas e Caminhada do Bodo. Uma oportunidade para homenagear o pombalense João Faria, personagem ímpar da comunidade e que durante vários anos, enquanto atleta, prestava um brilho à prova.

Do programa das Festas do Bodo, constam ainda outras atividades, como a realização do Capítulo da Confraria do Bodo, exposições, animações de rua, arruadas por gigantones e grupos de gaiteiros, entre muitas outras.

Pombal, 28 de junho de 2022