Pombal é o primeiro município do país reconhecido com Mérito Social

O Município de Pombal foi distinguido com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), tornando-se assim no primeiro município do país a receber aquele galardão. A bandeira foi entregue no decorrer do congresso internacional sobre envelhecimento, “Angeing Congress”, que se realizou no final da passada semana em Pombal.

Ricardo Pocinho, presidente da Anges, justifica a entrega daquele galardão pelo facto de o executivo municipal, liderado por Pedro Pimpão, estar focado na valorização das pessoas idosas, promovendo o seu papel ativo na comunidade com enfoque nas suas necessidades e potencialidades.

O presidente da Câmara Municipal dedica aquela distinção a todos os “trabalhadores da área social do concelho, que são muitos, que são bons, e que têm feito de Pombal um concelho que se preocupa com as pessoas e trabalha para as pessoas”. “Este mérito é feito pelas pessoas”, afirmou.

Um mérito social que, na opinião de Pedro Pimpão, “é feito pelas instituições que estão a trabalhar no terreno pelas pessoas” destacando os seus técnicos, dirigentes e auxiliares. “Nós autarcas o que temos que fazer é criar condições e sermos facilitadores, ajudá-las e apoiá-las”.

Para o presidente da Câmara, o envelhecimento da população “tem de ser encarado como uma oportunidade e um desafio”, defendendo uma “estratégia para envolver os idosos na vida da comunidade, para que se sentirem úteis, de acordo com as suas capacidades e competências”.

Pombal, 30 de maio de 2022