Percursos pedestres convidam a descobrir o concelho a caminhar

“Descubra o nosso concelho a caminhar” é o mote para a realização de cinco percursos pedestres, quatro diurnos e um noturno, promovidos pelo Município de Pombal até ao mês de setembro. A iniciativa, que se tem realizado anualmente, pretende essencialmente valorizar e preservar o património natural e cultural do concelho, para além de proporcionar estilos de vida mais saudáveis, fomentando o caminhar como uma prática regular, promotora do bem-estar e qualidade de vida.

A primeira ação está agendada para o próximo domingo, 15 de maio, e visa dar a conhecer a nascente do Ourão e a sua envolvente, assim como um pouco da história da respetiva quinta secular, da freguesia da Redinha.

A 19 de junho será a vez de percorrer 7,5 quilómetros para explorar a história dos muros de pedra da Serra de Sicó a partir da aldeia de Ereiras, também na freguesia de Redinha.

A terceira caminhada está prevista para 10 de julho, na zona sul do concelho. Com um percurso de 4,5 quilómetros, o percurso tem epicentro nos Moinhos do Picoto, em São Simão de Litém, visando dar a conhecer a molinologia daquele território, diferente das ruínas de moinhos que se encontram na região de Sicó.

Por sua vez, com Abiul em festa, com os seculares festejos em honra de Nossa Senhora das Neves, realizar-se-á a 6 de agosto um percurso pedestre noturno. A iniciativa tem como objetivo explorar o património de Abiul, contando a história do Bodo e passando pelos locais associados a este evento secular, bem como ter uma vista para a iluminada vila com os seus candeeiros de traça antiga.

O ciclo de caminhas culminará a 18 de setembro na zona oeste do concelho. O percurso Nasce Água visa dar a conhecer a história das guardas florestais e percorrerá o pinhal da Mata Nacional do Urso, durante pouco mais de três horas.

Considerando que o pedestrianismo, associado ao turismo de natureza e ao turismo cultural, constitui um fator de promoção das valências turísticas de uma região, promovendo a interação e envolvimento do visitante com o meio, tornando toda a experiência turística mais rica e gratificante, é uma prática que desperta consciências e aproxima as pessoas aos valores naturais e culturais, sensibilizando-as para a valorização e preservação do património natural e cultural do concelho de Pombal.

Cada uma das caminhadas, orientadas pela Culnatur – Animação Turística, é limitada a grupos com um máximo de 20 participantes, devendo as inscrições serem feitas através do telemóvel 912 823 396 ou email culnatur@panoramasecircuitos.pt

Pombal, 9 de maio de 2022