Câmara agiliza processos de subsídios à prática desportiva

A Câmara Municipal de Pombal agilizou o processo de submissão de candidaturas de apoio à prática desportiva, através do desenvolvimento de uma plataforma disponível no Balcão Digital do Município.

A iniciativa, integrada no projeto de transformação digital municipal, pretende, essencialmente, melhorar a comunicação e articulação entre o Município e os clubes desportivos do concelho, bem como a melhoria da organização dos processos de candidatura apresentados no âmbito do Regulamento de Atribuição de Subsídios à Prática Desportiva.

Contribui, igualmente, para a diminuição da pegada carbónica, com a desmaterialização, uma vez que todo o processo é realizado integralmente via digital, não existindo documentos em papel.

Desenvolvido internamente pelos recursos da Divisão de Informática, Modernização e Sistemas Inteligentes (DIMSI) do Município, o projeto tem suporte na plataforma WebGPA (Gestão de Processos Autárquicos), sem custos de licenciamento, nem de manutenção associados.

O sistema permite a submissão online da candidatura através do Balcão Digital; a utilização de novos elementos e resposta, caso necessário, em formato digital; a utilização de um “workflow” (fluxo de trabalho) específico do pedido, permitindo com isso a automatização da tramitação eficiente; tramitação internamente pelos serviços de Desporto do Município; e, a comunicação da decisão.

Desta forma, verifica-se um aumento da eficiência organizacional, produtividade e agilização de processos, assim como a diminuição de custos com impressões e libertação de espaço físico de arquivo.

Através da referida plataforma, o Município de Pombal rececionou 38 candidaturas para atribuição de apoios à prática desportiva, envolveu 19 modalidades e um total de 2.733 atletas. Os referidos processos, que englobam também a majoração para clubes com instalações próprias, estão a ser analisadas pelos respetivos serviços municipais, sendo a proposta final apresentada, em breve, para deliberação por parte do órgão Câmara Municipal.

Pombal, 5 de fevereiro de 2022