Câmara sensibiliza população para uma mobilidade sustentável

O Município de Pombal aderiu à 20ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer de 16 a 22 de setembro, sob o tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”, que presta homenagem às dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19 sentidas pela Europa, em particular e, em geral, pelo mundo.

Pretende, também, refletir sobre as consequentes oportunidades de mudança, nomeadamente nas questões de mobilidade associadas às respostas que as cidades e os seus órgãos de administração deram de forma criativa e resiliente.

Durante a manhã do dia 17, sexta-feira, será realizada a atividade “Circular em Segurança” que procurará sensibilizar a população pré-escolar sobre as regras a seguir na sua deslocação no meio rodoviário, nomeadamente quanto ao que significam os sinais de trânsito, onde e como devem atravessar a rua, como devem usar corretamente o cinto de segurança, entre outros. Incluirá também uma pequena ação de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública, com incidência nos seus veículos automóveis e motorizados.

A atividade terá lugar no interior e exterior da Biblioteca Municipal e terá como público-alvo as crianças dos jardins de infância (sala dos 5 anos)

Por sua vez, na segunda-feira, dia 20, entrará em funcionamento da aplicação online (app) para otimização da utilização dos transportes públicos urbanos de Pombal (Pombus). No mesmo dia haverá ainda uma ação de sensibilização junto da população para a utilização dos transportes urbanos Pombus, que circulará gratuitamente durante todo o dia, designada por “Venha de Pombus à cidade”.

Durante a manhã do dia 22, quarta-feira, será realizada uma ação de rua contra o estacionamento abusivo, com o envolvimento dos alunos do 4º ano do ensino básico e da Polícia de Segurança Pública. A iniciativa pretende sensibilizar os condutores para o cumprimento das regras de estacionamento automóvel, permitindo, assim, uma circulação dos peões em segurança.

Pombal, 13 de setembro de 2021