Pombal adere à Hora do Planeta e desliga luzes de edifícios públicos

O Município de Pombal associou-se à iniciativa Hora do Planeta, promovida pela organização global de conservação da natureza ANP/WWF, erguendo assim a sua voz pela natureza.

Num gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas, no próximo sábado, 27 de março, entre as 20h30 e as 21h30, serão desligadas as luzes de diversos edifícios públicos da cidade de Pombal: Paços do Concelho, Museu Marquês de Pombal, Celeiro do Marquês, Castelo de Pombal, Ponte D. Maria e Torre do Relógio.

Por outro lado, no âmbito da referida campanha Hora do Planeta, este ano sob o tema Água e Alterações Climáticas, o Município vai instalar medidores de caudal, de forma a criar zonas de medição e controlo que permitem sectorizar e monitorizar permanentemente a rede pública de abastecimento de água em baixa. O projeto tem como objetivo reduzir as perdas de água e contribuir para a melhoria da eficiência hídrica e energética do sistema.

Recorde-se que no passado dia 19, o Município promoveu uma ação de reposição da pegada carbónica, tendo como base a quantidade de papel consumido pelos diversos serviços municipais, que se traduziu na plantação de 140 árvores autóctones, junto ao rio Arunca, pelos colaboradores e membros do Executivo Municipal.

A Hora do Planeta nasceu em 2007, em Sydney, com milhares de cidades de cerca de duas centenas de países a participarem anualmente nesta iniciativa, apagando milhares de monumentos e edifícios emblemáticos.

A iniciativa vai muito além da ação simbólica de desligar as luzes durante 60 minutos, uma vez por ano. Este evento mundial tornou se um catalisador para o impacto ambiental positivo, levando a grandes mudanças legislativas.

Pombal, 25 de março de 2021