Câmara apoia na gestão de resíduos hospitalares

A Câmara Municipal de Pombal está a auxiliar as instituições de solidariedade social do concelho na gestão de resíduos hospitalares, no âmbito do atual período crítico relacionado com pandemia Covid-19.

A iniciativa traduz-se em disponibilizar às Instituições, que o solicitem, contentores de uso único para depósito de resíduos Covid-19, que devem ter os mesmos tratamentos que resíduos hospitalares de grupo III.

O apoio logístico contempla, igualmente, a recolha dos resíduos e o seu encaminhamento ao destino final, a cargo de empresa certificada contratualizada para o efeito e cumprindo as instruções da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a DGS, aquele tipo de resíduos são encaminhados para unidade licenciada para o tratamento de resíduos hospitalares por incineração, ou por pré-tratamento alternativo tal como autoclavagem, sem passar por armazenamento intermédio externo às unidades prestadoras de cuidados de saúde.

De entre outros, enquadram-se naquele grupo de resíduos, material de penso usado; todos os resíduos contaminados ou com vestígios de sangue; seringas; sistemas utilizados na administração de soros e medicamentos; e material de proteção individual.

Pombal, 9 de fevereiro de 2021