Município entrega computadores a alunos para Ensino à Distância

A Câmara Municipal de Pombal iniciou, na passada sexta-feira, a entrega de equipamentos informáticos aos alunos do Ensino Secundário, não beneficiários da Ação Social Escolar, mas que se encontram em situação de vulnerabilidade e que não se enquadram nos critérios pré-estabelecidos pelo Ministério de Educação. Entre estes encontram-se alunos estrangeiros, recentemente acolhidos nas escolas, bem como os estudantes do 9º ano de escolaridade, beneficiários da Ação Social Escolar, todos sinalizados pelos diretores das escolas. Até ao momento foram entregues 44 computadores portáteis e 14 routers de acesso à internet.

A iniciativa resulta de um trabalho do Pelouro da Educação, em articulação com os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, com vista a preparar o Ensino à Distância. No âmbito dessa colaboração foi realizado um levantamento exaustivo e criterioso, por parte das escolas, sobre as necessidades dos alunos dos vários níveis de ensino que ainda não receberam equipamentos Escola Digital, do Ministério da Educação.

Os critérios definidos por todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas preveem o colmatar das necessidades dos alunos do Ensino Secundário em situação de comprovada desigualdade e que não preencham os critérios do Ministério da Educação; ser alunos do 9º ano de escolaridade que realizam Provas Nacionais e beneficiários da Ação Social Escolar (escalões A e B); e alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, beneficiários da Ação Social Escolar (escalões A e B).

Serão contemplados, ainda, os alunos do 1º Ciclo (beneficiários dos escalões A e B) após ter sido esgotada a utilização dos recursos existentes nas escolas, nomeadamente os tablets entregues pelo Município, entre outros equipamentos disponibilizados nas bibliotecas escolares.

De referir que na primeira fase do Ensino à Distância, a Câmara Municipal de Pombal adquiriu 100 kits (portátil e router de acesso à internet) para empréstimo a alunos do 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário, tendo sido disponibilizados, ainda, 285 tablets aos agrupamentos de escolas, destinados aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Uma vez que, de acordo com o levantamento agora realizado, as necessidades ultrapassam em muito a quantidade dos equipamentos disponíveis, o Município prepara-se para adquirir mais computadores portáteis, de modo a dar uma resposta que seja mais equitativa e justa.

Por sua vez, foi ativado um endereço eletrónico (suporte-educacao@cm-pombal.pt) destinado a professores, alunos e pais, para prestar apoio direto à configuração e manutenção dos equipamentos tecnológicos disponibilizados.

Para complementar a oferta social e educativa, o Município dispõe da plataforma digital (Academia CMPombal), a ser utilizada no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Pombal, 8 de fevereiro de 2021