Atribuídos apoios para mitigar impactos sociais da pandemia

Reconhecendo a importância que a Conferência de São Vicente de Paulo e a Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI) têm tido na prestação de apoio regular a diversas famílias em situação de carência económica, agravada com a pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Pombal aprovou a atribuição de um apoio extraordinário àquelas duas instituições.

Na atual situação pandémica houve uma manifesta perda de rendimentos por parte da população que motivou o aumento considerável do número de famílias que recorrem às referidas instituições em busca de apoio, não só alimentar, mas também financeiro, com o intuito de fazer face às despesas com habitação, farmácia, consultas e transporte para hospitais centrais, entre outras.

Reconhecendo que a Conferência de São Vicente de Paulo e a APEPI, através da sua Loja Social “Compras Felizes”, sentem dificuldades que as impedem de conseguir responder a todos os pedidos de apoio que lhes têm chegado, a Câmara Municipal deliberou, em reunião do Executivo, atribuir um apoio extraordinário no valor total de 7.000 euros (3.500 euros para cada uma das Instituições).

De referir que em dezembro de 2020, a Conferência de São Vicente de Paulo prestou apoio a 252 famílias, abrangendo 762 indivíduos, enquanto em janeiro do mesmo ano tinha apoiado 196 famílias num total de 595 indivíduos. Já a Loja Social “Compras Felizes” da APEPI apoiou em dezembro, 80 famílias (50 em janeiro de 2020) num total de 199 indivíduos (116 em janeiro).

Na mesma reunião do Executivo, realizada a 15 de janeiro, a Câmara Municipal aprovou, também, renovar até 31 de dezembro de 2021 as medidas anteriormente aprovadas quanto à isenção de pagamento das taxas devidas pela emissão de licença de ocupação do espaço público com esplanadas, a todos os estabelecimentos de restauração e bebidas, do concelho de Pombal; e a possibilidade de aumento da área das esplanadas preexistentes, desde que fique assegurado o cumprimento das normas aplicáveis, como medida para fomentar o respeito das distâncias de segurança exigidas por lei entre cada utilizador, compensando de alguma forma a diminuição da lotação do estabelecimento.

Pombal, 21 de janeiro de 2021