Acesso Rápido

Município colabora com Alzheimer Portugal na criação do “Café Memória” em Pombal

Município colabora com Alzheimer Portugal na criação do “Café Memória” em Pombal

Proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, é a missão principal do “Café Memória” que a delegação Centro da Alzheimer Portugal pretende instalar na cidade de Pombal. Na sua última reunião camarária, o Município aprovou um protocolo que viabiliza aquela iniciativa, que envolve também a empresa Sierra Portugal, SA., e a Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal (APEPI).

Os Cafés Memória são locais de encontro destinados a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, onde é proporcionado um ambiente acolhedor, reservado e seguro, onde é facilitada a interação entre pares, é oferecido apoio emocional, informação atual e útil. É promovida, também, a participação dos utilizadores em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal.

Caracterizado por ser um espaço informal com ambiente protegido do estigma social, os Cafés Memória procuram, igualmente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles cidadãos e para a redução do seu isolamento social, para além de sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente, através da prática de voluntariado.

No âmbito do respetivo protocolo, o Município compromete-se, entre outros aspetos, a ceder, a título gratuito, a utilização da Biblioteca Municipal para a realização das sessões do Café Memória.

A Vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Maria Cabral, reconhece a “relevância social do projeto Café Memória” e a “cada vez mais importante e necessária obtenção de respostas para um problema social e de saúde pública cada vez mais relevante em Portugal, como é o caso da demência”.

 

Pombal, 16 de julho de 2020



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X