Município de Pombal cria Secção de Apoio Técnico às Freguesias e Associações

A Câmara Municipal de Pombal criou na sua Estrutura Orgânica uma Secção de Apoio Técnico às Freguesias e Associações.

A criação desta estrutura era uma dos compromissos eleitorais de Diogo Mateus, no que diz respeito ao reforço da autonomia das freguesias.

Neste âmbito, a nova secção dará apoio técnico e administrativo na identificação e elaboração de candidaturas e financiamento de diversas entidades, bem como na elaboração de projetos de obras de complexidade reduzida.

A secção será agora dotada de recursos humanos, através dos procedimentos concursais já abertos pelo Município. Prevê-se que entre em funcionamento no segundo semestre do ano.

A criação desta secção visa separar o trabalho dos técnicos do Município no apoio às Juntas de Freguesia e Associações do trabalho interno dos serviços, agilizando ambas as funções.

O reforço da autonomia das freguesias tem sido uma das prioridades do executivo liderado por Diogo Mateus, já materializado no reforço das transferências financeiras, na criação das Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesia e no aprofundamento e alargamento do âmbito dos contratos interadministrativos.

Também o associativismo tem merecido especial atenção, num reconhecimento pelo importante papel das associações em promover a cultura, o desporto, a ação social e atividades recreativas em todo o território do concelho.

Pombal, 6 de fevereiro de 2020