DOING POMBAL – ESPAÇO MAKER

O “DOING Pombal – espaço maker” é um local com valências diferenciadas, impressão 3D, recicláveis (papeis e plásticos), pequena robótica, desafios elétricos, permitindo ao utilizador fazer, criar, mudar. A implementação e disponibilização destas valências resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Pombal e a Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro.”

O Dóing Pombal está equipado com máquina de corte, impressora 3D, máquina de gravação a laser, diversos equipamentos oficinais e educativos abrangentes que tanto permitem fazer programação mais avançada, como desenvolver ideias mais simples.

Um espaço dinâmico e aberto à participação de toda a comunidade, que disponibiliza o acesso a tecnologias e ferramentas, potenciando a partilha de conhecimento e a criação de sinergias com foco na criatividade e inovação.

Um espaço que apela à livre produção, deixando a criatividade e o pensamento fluírem livremente. Aqui todos os utilizadores são livres de construir os seus projetos, trocar experiências e ideias que possam gerar a inovação e o empreendedorismo.

Dentro de uma basta panóplia de ofertas, num primeiro momento será disponibilizado um programa assente na valorização da descoberta, inovação, experiência e novidade.

Experiência de ROBÓTICA – Robôs em Linha

Vem descobrir formas de interagires com as novas tecnologias e a programação simples, através de um pequeno robô com muita personalidade!

Poderás transmitir-lhe comandos vários, partilhar aventuras, desenhar trilhos de descoberta, e desvendar os teus dotes de artista e desenhador. Mostra-nos de que fibra és feito e ajuda o Robô em Linha a mostrar todas as suas capacidades.

Público-Alvo – A partir dos 6 anos

Experiência de IMPRESSÃO 3D –  Criação e Modelagem

A impressão 3D é hoje um campo vasto de possibilidades, experiências e criatividade. Terás a energia suficiente para aprender a explorar um programa, criar um objecto e vê-lo ganhar vida através de uma fantástica interface 3D?

Se respondeste sim a tudo, estamos à tua espera. Se estás hesitante, aparece na mesma. Desperta o espírito Maker que há em ti, idealiza uma peça e fá-la tornar-se realidade.

Público-Alvo – A partir dos 12 anos

Experiência de PROBÓTICA – Lego We Do 2.0

Define um objecto, constrói e idealiza distintas propostas de intervenção. Programa diferentes tipos de robôs para seguirem as tuas indicações, através de uma interface intuitivo, prático e divertido. Tens várias possibilidades de criação, desde veículos, animais, objectos do quotidiano ou o que a tua imaginação te sugerir. Tu és o desbloqueador de uma aventura única.

Público-Alvo – A partir dos 7 anos

Experiência de ELETRICIDADE – Desafios Elétricos

Conhece com maior precisão conceitos como positivo e negativo, circuitos elétricos, condução de energia, bipolaridade, entre outros.  Queres perceber como é que funciona a energia elétrica em tua casa? Como é que um interruptor alimenta apenas uma lâmpada ou é accionado o pisca num automóvel? Neste conjunto de desafios irás descobrir isto e muito mais, num ambiente divertido e dinâmico.

Público-Alvo – A partir dos 7 anos

Experiência de PROGRAMAÇÃO SCRATCH –  idealiza o teu comando

Gostas de videojogos e de experimentar desafios novos? Tens criatividade, sede de descoberta e alguma paciência? Poderás mostrar isso tudo através da exploração de Programação simples e da construção do teu próprio comando. Jogar nunca mais será o mesmo. Não há limites para a tua imaginação.

Público-Alvo – A partir dos 12 anos

Local: MakerSpace Dóing Pombal

Também as famílias terão o seu lugar neste espaço, com a disponibilização de um programa específico, a Academia MAKER, em que aos sábados, quinzenalmente, entre as 14h30 e as 17h00, se propiciará um oferta educativa permanente e de continuidade.

Para além desta oferta programática o “DOING Pombal – espaço maker” também se encontra de portas abertas, a todos os que o queiram explorar, com visitas orientadas pela equipa técnica do DŌING Pombal, de terça a sexta-feira.