Gabinete de Inserção Profissional de Pombal já está em funcionamento

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Pombal promovido pelo Município de Pombal já está em funcionamento, no 2º andar da Loja de Cidadão.

O Município de Pombal decidiu assumir a gestão e dinamização do Gabinete de Inserção Profissional por considerar que esta é uma importante ferramenta para a promoção da empregabilidade no concelho.

A intervenção do GIP procurará dar resposta aos principais desafios neste campo identificados pela Rede Social de Pombal, principalmente na articulação entre as várias entidades concelhias e regionais intervenientes no mercado de trabalho e de formação.

O Município de Pombal encara como prioritária a inserção das pessoas, em particular dos jovens licenciados, no mercado de trabalho, essencial para o desenvolvimento social, mas também económico, do concelho.

Este é um dos principais desafios para garantir o futuro dos jovens e a sua fixação no concelho, além de as suas competências serem também essenciais para que as empresas possam modernizar-se, inovar e crescer, tornando o tecido empresarial concelhio cada vez mais sustentável e criador de riqueza.

De entre as atividades contratualizadas entre o Município de Pombal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, destacam-se as ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e formação, oportunidades de emprego e de formação, programas comunitários de apoio à mobilidade no emprego ou formação, as ações de apoio à procura de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora e o encaminhamento para ações de formação ou medidas de emprego.

O GIP – Pombal funcionará das 9:00 às 13:00 e das 14h às 17:00.