Almagreira inaugura novo Museu Etnográfico

Foi inaugurado no passado domingo o novo Museu Etnográfico de Almagreira.

Este museu, que nasce da vontade e do empenho da população local e, em particular do Grupo Folclórico e Etnográfico de Almagreira, funcionará na antiga Pré-Primária de Almagreira, cedida para esse fim pelo Município de Pombal.

A adaptação do edifício para esta finalidade representou um investimento municipal de 57.827,50€ e pretende dotar de um espaço mais digno este museu, fundado há exatamente 20 anos.

Na inauguração, Diogo Mateus destacou e enalteceu o trabalho de recolha e tratamento das peças que integram o espólio do museu, salientando a sua importância para a preservação da memória coletiva. O Presidente da Câmara Municipal de Pombal realçou que as memórias preservadas e divulgadas neste museu não são só da freguesia de Almagreira, mas fazem também parte da história recente do concelho, do país e mesmo da Europa.

O Município de Pombal tem procurado a preservação dos edifícios das antigas escolas primárias desativadas, privilegiando na sua utilização o usufruto por parte da população.

Os edifícios escolares são, eles próprios, parte da memória e da identidade coletiva, pelo que a instalação do Museu Etnográfico de Almagreira no edifício da antiga Pré-Primária está também marcado de simbolismo histórico.