Acesso Rápido

Município de Pombal cria plataforma informática para recolha dos resultados eleitorais

Município de Pombal cria plataforma informática para recolha dos resultados eleitorais

O Município de Pombal desenvolveu uma plataforma para a recolha de resultados eleitorais que será utilizada pela primeira vez nas Eleições para a Assembleia da República, no próximo dia 6 de outubro.

A necessidade de desenvolvimento desta plataforma foi identificada no seguimento de alguns erros na comunicação de dados pelos Presidentes das Assembleias de Voto aos Presidentes das Juntas de Freguesia, e destes ao Município.

A plataforma, desenvolvida pelos técnicos do Município, validará os somatórios dos resultados e da abstenção e só permitirá a submissão se coincidirem com número de votantes inscritos nas mesas.

Além de reduzir a probabilidade de erro, a plataforma permite ainda agilizar a disponibilização dos resultados ao público e a posterior comunicação à Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

A plataforma é responsiva, pelo que poderá ser facilmente utilizada em dispositivos móveis e está dotada de mecanismos de segurança que garantem a autenticidade dos dados.

Este é mais um passo na modernização administrativa que o Município de Pombal tem vindo a seguir, maioritariamente com desenvolvimento interno, que tem permitido, por exemplo, desmaterializar diversos requerimentos, processos de licenciamento e outros tipos de comunicação entre os cidadãos e o Município.

Os resultados das Eleições Legislativas 2019 pode ser acompanhados, no domingo, no Portal do Município.