Câmara de Pombal quer investir na valorização do Rio Anços e Ribeira do Ourão

Rio Anços

Câmara de Pombal quer investir na valorização do Rio Anços e Ribeira do Ourão

A Câmara Municipal de Pombal submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, com o objetivo de realizar “Intervenção de Limpeza e Valorização – Rio Anços e Ribeira do Ourão”.

O investimento, no valor de 120.000€ mais IVA, surge no seguimento de um “Estudo de Caracterização e Propostas de Intervenção de Limpeza e Valorização para o Rio Anços e Ribeira do Ourão”, visando essencialmente a reparação de rombos e estabilização e consolidação de margens (com recurso a técnicas de engenharia natural e vegetação autóctone), controlo de espécies invasoras, construção de micro e mini-açudes.

Com estas intervenções, o Município de Pombal pretende promover a utilização sustentável da água pelos agricultores, facilitar ações de fiscalização, promover a segurança de pessoas e bens, favorecer a valorização paisagística e a biodiversidade, através da preservação de habitats.

Esta ação enquadra-se na aposta que o Município tem dedicado à valorização das linhas de água, nomeadamente com a limpeza da Ribeira de Carnide e do Rio Arunca e da limpeza das linhas de água afetadas pelos incêndios de 2017.

A preservação e valorização dos recursos hídricos é encarada pelo Município de Pombal como essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, mas também para uma utilização sustentável da água pelas populações.