Acesso Rápido

Obras no Jardim do Cardal arrancam este mês

Obras no Jardim do Cardal arrancam este mês

Arrancam na última semana de outubro as obras de Requalificação do Jardim do Cardal.

O projeto da obra, cujo valor ascende a 558.620€, com financiamento de 85% do FEDER, será apresentado publicamente no dia 8 de outubro, pelas 18:30, dos Claustros dos Paços do Concelho de Pombal.

Inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), a obra prevê a valorização das suas características e vivências, ao colocá-lo num ponto crucial de fluxos pedonais com a introdução de uma nova passagem aérea pedonal, sobre a linha férrea, definida em projeto autónomo, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade.

Com prazo de execução de 240 dias, a obra tornará o espaço central do jardim mais amplo, favorecendo a circulação e a fruição pelas pessoas e possibilitando a realização de eventos.  Será também introduzido um elemento com “jogos de água”, com potencialidades estéticas e de arrefecimento do ambiente em dias mais quentes.

Serão substituídas as árvores cujo estado fitossanitário represente risco de queda ou que prejudiquem a estética do espaço, sendo preservadas aquelas que se encontram nas zonas relvadas e que se encontram em boas condições.

Na zona da pérgula, além da conservação da mesma, serão sobre-elevados e redesenhados os canteiros e introduzidos elementos florais, favorecendo o embelezamento do espaço e a sua fruição pelas pessoas.

As obras integradas no PEDU têm como principal objetivo a renovação da cidade, tornando-a mais amiga das pessoas e das famílias, privilegiando o tráfego pedonal, a mobilidade suave, a resiliência às alterações climáticas e o embelezamento dos espaços.

As condições de fruição do espaço público são essenciais para a promoção dos hábitos de vida saudáveis, seja pela promoção da prática desportiva informal, pela qualidade do ar ou pelo impacto que tem no combate ao isolamento.