Pombal acolhe primeiro Espaço Maker do país numa biblioteca municipal

O Município de Pombal inaugurou o Dóing Pombal, espaço maker, que se encontra instalado na Biblioteca Municipal de Pombal.

Pretende-se que este seja um espaço de experimentação aberto a toda a comunidade, que conjugue a capacidade de criar e realizar trabalhos manuais e oficinais, com as tecnologias criativas.

Equipado com máquina de corte, impressora 3D, máquina de gravação a laser e vários equipamentos oficinais e educativos, este espaço desempenhará um importante papel na articulação entre o conhecimento teórico e prático em várias áreas do conhecimento, mas especialmente na área da programação, dinamizada desde o último ano letivo nos 3º e 4º ano do Ensino Básico.

Paralelamente, o espaço será aberto a empreendedores, empresários, criadores e a toda a comunidade que dele pretenda usufruir para efeitos de aprendizagem, partilha e desenvolvimento de projetos.

Na sessão de inauguração, integrada nas comemorações do 21º aniversário da Biblioteca Municipal de Pombal, Pedro Pombo, Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, parceiro do Município na implementação e desenvolvimento deste projeto, salientou que este é o primeiro espaço maker numa biblioteca municipal em Portugal. Nos Estados Unidos, onde surgiu o conceito de espaço maker, estes são maioritariamente integrados nas bibliotecas, numa lógica de aprendizagem e interdisciplinaridade. Em Portugal, Pombal dá o primeiro passo nesse sentido, que tem sido a tendência a nível internacional.

Também Diogo Mateus salientou a importância da evolução do conceito de biblioteca, no sentido de acompanhar os novos tipos de conhecimento.

“Se as bibliotecas sempre foram espaços de descoberta, criatividade e criação, este espaço enquadra-se perfeitamente nesse conceito e nesses objetivos”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Pombal.

Diogo Mateus salientou ainda o contributo para a potenciação do sucesso escolar, sendo uma mais-valia para a interligação do saber teórico ao saber prático, especialmente para os alunos mais vocacionados para o segundo e que assim podem encontrar uma nova e reforçada motivação para a aprendizagem.

Pretende-se que este seja um espaço dinâmico, que cresça com os contributos e com as necessidades identificadas pelos utilizadores, pela academia e pelas empresas.

Ao longo dos próximos meses será divulgada a programação do espaço, dirigida a vários públicos-alvo, numa lógica de partilha de conhecimentos e entreajuda.

A programação dos sábados à tarde será especialmente direcionada às famílias, promovendo a transmissão do saber intergeracional e o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem.