Acesso Rápido

Município alarga âmbito da Potenciação do Sucesso Escolar às crianças do Pré-escolar

Município alarga âmbito da Potenciação do Sucesso Escolar às crianças do Pré-escolar

O Município de Pombal assume para 2019/2020 o ano zero do Programa-piloto “Sucesso escolar 2040 – Pré-escolar”, numa continuidade de parceria com a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, iniciada em 2014/205 com a “Geração de Sucesso no 1.º ciclo”, alargada em 2018/2019 para o 2.º ciclo com “Mediadores para o Sucesso”.

O Programa-piloto “Sucesso escolar 2040 – Pré-escolar surge fundamentado por estudos nacionais e internacionais que apontam para a intervenção ao primeiro sinal de dificuldade como fator crucial para promoção do sucesso educativo ao longo do percurso escolar das crianças.

Este projeto visa promover o desenvolvimento adequado das crianças do Ensino Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, através de um acompanhamento que contribuirá para uma entrada com sucesso no 1.º ciclo de escolaridade.

A metodologia será implementada este ano letivo em seis municípios selecionados pela Associação EPIS, onde serão testados os instrumentos de rastreio e de intervenção em crianças com 3 anos de idade.

No concelho de Pombal participarão neste projeto-piloto, numa primeira fase, cerca de 100 crianças, num universo de 820, de seis grupos de Jardim-de-Infância dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, num máximo de dois grupos de análise por cada agrupamento.

Um projeto ao qual será alocado um mediador a tempo inteiro, recurso que será disponibilizado pelo Município de Pombal. A orientação do projeto ficará a cargo da Professora Luísa Barros, da Universidade de Lisboa, e do Professor Carlos Fernandes, da Universidade de Aveiro.

No próximo dia 11, no decorrer das celebrações do Dia da Educação, decorrerá a assinatura do protocolo entre o Município e a Associação EPIS, naquele que será o documento que formalizará a aplicação do “EPIS 2040 – Pré-escolar” em Pombal