Acesso Rápido

“Praia Limpa! Mais Segura” – Município promove ação de limpeza da praia do Osso da Baleia

“Praia Limpa! Mais Segura” – Município promove ação de limpeza da praia do Osso da Baleia

O Município de Pombal promove este sábado, dia 1 de junho, a ação de limpeza da Praia do Osso da Baleia, denominada “Praia Limpa! Mais Segura”, atividade que integra o Programa de Atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2019.

Serão mais de 400 os participantes, dos sete agrupamentos de escuteiros do concelho de Pombal e da CERCIPOM, que ajudarão a limpar cerca de 2 mil metros da praia, numa ação em que o Município tem como parceiros as Juntas de Freguesia do Carriço, Almagreira, Redinha e Vila Cã, da Valorlis, da Padaria Dionísio e da Sodiguia.

A edição deste ano da limpeza da praia pretende ir ao encontro dos objetivos estipulados pelo Programa Bandeira Azul, que este ano elegeu a temática central o mote “Do Rio ao Mar Sem Lixo”.

A limpeza tem hora marcada para as 09H00 e decorrerá até às 12H00. Pelo meio, a partir das 11H00, haverá workshops de bodyboard e surf, ateliers artísticos e ambientais e jogos sobre a reciclagem. Serão também realizadas ações de sensibilização acerca da importância das dunas existentes naquela praia, bem como da vegetação endógena.

Durante a tarde, após um almoço convívio em que não haverá materiais descartáveis, serão realizadas diversas atividades lúdico-pedagógicas alusivas aos temas “Do Rio ao Mar sem Lixo” e “Resíduos”, atividades que serão animadas por técnicos do Município e da Valorlis.

Entre os objetivos desta ação, pretende-se promover a qualidade da areia da praia, bem como a sensibilização da importância da separação e encaminhamento correto de resíduos, como forma de evitar ao máximo a existência de lixo marinho e as consequências dos comportamentos humanos para a existência desse perigo.

Para além de promover a importância do papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar, esta ação pretende despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida do planeta.