Acesso Rápido

Festival Pombalino dias 25 e 26 de maio Pombal pretende afirmar-se cada vez mais como cidade Pombalina

Festival Pombalino dias 25 e 26 de maio Pombal pretende afirmar-se cada vez mais como cidade Pombalina

O Centro Histórico de Pombal regressa à época barroca nos dias 25 e 26 de maio, com a realização de mais uma edição do Festival Pombalino, evento diferenciador inserido no projeto Maio: mês do Marquês, que pretende afirmar a figura do Marquês de Pombal como imagem de marca da cidade.

Na edição deste ano, que contará com a participação da comunidade pombalense, o tema central decorrerá em torno de um dos mais relevantes factos da vida de Sebastião José de Carvalho e Melo: a sua nomeação como marquês, que lhe conferiu o título e o nome pelo qual se eternizou e ficou conhecido: Marquês de Pombal.

Naquele que se pretende ser um evento pluridisciplinar, e em que se recriará a encenação da nomeação do marquês em ambiente festivo, a proposta central da programação passa pela apresentação de uma encenação formulada a partir da documentação original, que irá incluir a leitura do documento original de nomeação, datado de 17 de setembro de 1770, com diálogos enriquecidos com factos históricos, que imprimirão vivacidade à ação.

Assim, e ao longo do fim-de-semana, a proposta de programação integrará também a realização de um cortejo histórico de boas-vindas a D. José I, no Mercado Barroco, que contará com expositores trajados a rigor, num espaço dedicado à promoção de produtos locais e regionais.

Para além disso, os visitantes poderão assistir a um conjunto de encenações e históricas comentadas, que retratarão a vida e obra do Marquês de Pombal, do seu quotidiano, recriando festas, divertimentos, jogos, trajes e costumes setecentistas, para além de momentos musicais, de dança, poesia, teatros populares da época (Entremez), espetáculos de pantomimas, acrobacias e outros divertimentos.

Nesta edição, o Festival Pombalino integrará ativamente a comunidade pombalense, havendo um maior envolvimento e participação da população na animação, através da participação da Classe de Canto do Conservatório de Música David de Sousa (Pólo de Pombal), da Academia DanSpirit, da Fabrikarts, e do Quinteto da Associação Artística Marquês de Pombal, cujas participações que criarão momentos de atuação ao longo dos dois dias do evento, em articulação com o trabalho dos atores e de outros artistas.

Para além disso, o Festival Pombalino cotará com a colaboração de algumas lojas do comércio tradicional da cidade de Pombal, nomeadamente a Mercearia da Praça, que irá promover uma prova de Vinhos do Douro. IPSS e Lares do Concelho de Pombal, bem com um grupo de voluntárias, embaixadoras do museu, colaboram também na confeção de trajes históricos, resultantes da primeira oficina de Traje Histórico, a decorrer às terças e quintas-feiras no Museu.

 

Estátuas Vivas Barrocas voltam a animar a cidade por dois dias

A programação do Festival Pombalino contará, uma vez mais, com uma mostra de estátua vivas barrocas, que representarão um séquito do Marquês de Pombal, com 10 estátuas vivas itinerantes que irão percorrer, em lentidão, as ruas da zona histórica até à Praça Marquês de Pombal, sendo que em alguns pontos estratégicos ficarão em quietude, representando situações próprias de um passeio.

Pretende-se, num todo, recriar um conjunto de personagens históricas específicas e representativas de diferentes grupos sociais do século dezassete, que se inserem no património cultural de Pombal. Ao longo dos dias 25 e 26 de maio estará ao dispor dos visitantes uma animação volante, que será enriquecida com uma representação de estátuas vivas, de diferentes espetáculos, de música, dança, poesia e teatro, os quais sabe-se terem sido parte integrante das festividades daquela época, aonde confluíam os vários grupos sociais.

Tal como na edição do ano passado, o Festival Pombalino contará com no financiamento, que resulta da candidatura “Produtos Turísticos da Região de Leiria”.