Pombal dinamiza projeto Brincar de Rua

O Brincar de Rua está a chegar a Pombal e traz um programa de inovação social, que permite que as crianças voltem a brincar na rua, de forma livre e em segurança. Este é um projeto de “micro-comunidade”, que pretende desenvolver nas crianças competências pessoais e sociais através do “brincar livre”, para além de devolver aos pais a perceção de segurança das ruas e o sentimento de comunidade nos bairros.

Neste sentido, o projeto Brincar de Rua será apresentado a toda a comunidade numa sessão de partilha e reflexão sobre a importância do brincar e, mais concretamente, sobre como a metodologia Brincar de Rua pode contribuir para o bem-estar das crianças e da Comunidade em geral. Esta sessão de esclarecimento está marcada para as 17h45 e decorrerá no Edifício dos Paços do Concelho.

O projeto Brincar de Rua incentiva a criação de Grupos Comunitários do Brincar – grupo de crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a escola dessa zona. Cada grupo é monitorizado por dois voluntários, no mínimo, devidamente formados e certificados pelo projeto Brincar de Rua. A ideia passa por possibilitar, pelo menos uma vez por semana, às crianças o acesso a brincadeira ao ar livre e em segurança, sem acesso ou recurso a tecnologias.

O Brincar de Rua é uma iniciativa promovida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, que é reconhecida pela Fundação Calouste Gulbenkian como um os dez melhores projetos nacionais de 2016, e pela Fundação Bissaya Barreto, como vencedora do prémio Nuno Viegas Ñascimento 2018.

O projeto conta já com grupos comunitários do brincar a funcionar em Leiria e Torres Vedras, estando em expansão em Pombal e noutras zonas do país, como Lisboa (freguesia da Penha de França, São Vicente e Santa Maria Maior), Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro e Santarém.

Este evento, apesar de ser gratuito e aberto a toda a comunidade tem uma inscrição obrigatória, que pode ser efectuada aqui.

Os interessados podem obter mais informações aqui ou no site do projeto Brincar de Rua e no evento do Facebook.