Acesso Rápido

Pombal acolhe sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

Pombal acolhe sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

O Município de Pombal irá acolher na próxima segunda-feira, dia 11 de março, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens 2018/2019, destinada a alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. A sessão tem hora marcada para as 09h00 e decorrerá no Teatro-Cine de Pombal.

Na sessão distrital estarão presentes 84 jovens deputados do Ensino Básico oriundos de 28 escolas do Distrito de Leiria, que se farão acompanhar de 35 professores.

A mesa do Parlamento dos Jovens será presidida pela aluna Madalena Galiza Simões, e será ainda constituída pelo Presidente da Câmara, Diogo Mateus, pela Deputada da Assembleia da República, Odete João, pela Delegada Regional da Educação do Centro, Cristina Oliveira, bem como por um representante da Direção Regional do IPDJ.

Os objetivos do Parlamento dos Jovens passam pela promoção da educação para a cidadania e pelo estímulo do gosto pela participação e política, dando a conhecer ao mais novos o funcionamento da Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar e as regras do debate e do processo de decisão do Parlamento.

Constituem ainda objetivos desta iniciativa a promoção do debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, incentivando a reflexão e o debate sobre variados temas.

 

Programa

08h30 – Receção dos convidados e participantes

09h00 – Cerimónia de abertura

09h15 – Período de perguntas à Deputada da AR

09h45 – Apresentação e debate dos Projetos de Recomendação

12h30 – Votação na generalidade

12h40 – Votação do tema a propor à AR para debate na próxima edição do programa

13h15 – Intervalo para almoço

14h30 – Debate e aprovação do projeto de recomendação

17h15 – Eleição dos deputados para a Sessão Nacional

17h30 – Comunicação dos resultados e eleição do porta-voz

18h00 – Encerramento