Acesso Rápido

Água de Pombal distinguida pela ERSAR com selo de qualidade exemplar

Água de Pombal distinguida pela ERSAR com selo de qualidade exemplar

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos distinguiu a Água do Concelho de Pombal com o Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano.

Este galardão atesta a qualidade da água para consumo humano captada, tratada e distribuída pelo Município. apresentando um índice de qualidade superior à média nacional, que se fixa nos 99%. Segundo a avaliação da ERSAR, a água de Pombal apresenta um valor superior, fixando-se nos 99,61%.

O processo de atribuição dos selos de qualidade envolve um júri nacional, que é composto pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

A avaliação à qualidade da água para consumo humano respeita um conjunto de critérios de qualidade, bem como o cumprimento de certos aspetos qualitativos no tema da governança e gestão daquele recurso natural, que seja pelo cumprimento de todas as obrigações legais, quer seja pela não apresentação de ocorrências significativas com impacte na qualidade do serviço prestado.